Competição Militar “Fuerzas Comando 2011”

Competição Militar Fuerzas Comando 2011 “Fuerzas Comando” é uma competição militar, criada nos Estados Unidos da América (EUA) em 2004,cujo objetivos são aumentar a cooperação regional e multinacional, ampliar a confiança mútua e melhorar o nível de adestramento das forças especiais do continente americano.

A primeira edição do exercício ocorreu em El Salvador, tendo como participantes 13 países. No ano seguinte, o Chile sediou o evento, ocasião em que 15 representações nacionais estiveram presentes; em 2006, no Paraguai, houve a participação de 16 representações; no ano de 2007, Honduras acolheu 18 equipes; em 2008, 17 equipes participaram do exercício, desta vez nos EUA. Em 2009, o Brasil sediou a competição pela primeira vez, com a participação de 23 equipes, e o próprio Brasil sagrou-se campeão. No ano passado, o evento ocorreu na República Dominicana, com a participação de 22 países.

Este ano, El Salvador sediou “Fuerzas Comando” no período de 15 a 21de junho. Uma equipe de militares da Brigada de Operações Especiais representou o Exército Brasileiro no evento.

O “Fuerzas Comando” é composto por duas atividades principais: uma competição constituída por provas de características militares, as quais exigem a aplicação de técnicas e táticas de operações especiais, e por um seminário estratégico, do qual participam autoridades dos Ministérios de Defesa e Oficiais-Generais Comandantes de Operações Especiais de cada país participante. 24 países participaram da competição que reuniu cerca de 138 militares.

A equipe do Exército, formada por militares do 1º Batalhão de Ações de Comandos, da Brigada de Operações Especiais, obteve a melhor colocação na marcha e no tiro a distâncias desconhecidas e o 3º lugar geral na competição. (CECOMSEX/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *