Centro de Comunicação Social do Exército completa 30 Anos

centro de comunicação socialAlgumas datas são propí­cias para reflexões, devendo ser um marco de renovação, com a base bem plantada nos alicerces do passado e a mente voltada para novos ideais e sonhos do futuro. No dia 24 de março de 2011, res­paldado por um conjunto de servi­ços prestados à Força Terrestre, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) comemora os seus 30 anos de criação.

A pedra fundamental dessa caminhada foi lançada em 1951, com o surgimento da 6ª Divisão (Relações Públicas), criada no Gabinete do Ministro da Guerra. A partir de então, a atuação desse órgão foi constantemente ampliada e melhorada, até que, em 24 de março de 1981, o Decreto Presidencial 85.836 cria o Centro de Comunicação Social do Exército, órgão de assessoria direta do Ministro do Exército.

A criação de um órgão com as funções do CCOMSEx é fruto da conclusão de estudos que reú­nem modernos conceitos de Co­municação Social – atividades de Informações Públicas, Relações Públicas e Divulgação Institu­cional –, que propiciam um fator multiplicador do poder de comba­te e facilitador da ação de coman­do de uma instituição militar.centro de comunicação social

Órgão integrante do Gabi­nete do Comandante do Exército, o CCOMSEx promove o contato entre o Comando do Exército e os públicos interno e externo e, em particular, faz a intermedia­ção entre a cúpula da instituição e a mídia nacional. Assim, como cerne de sua atuação, o Centro di­vulga as atividades da instituição e fortalece a credibilidade, a con­fiança e o prestígio da Força.

No cumprimento de sua missão institucional, buscando alcançar diferentes segmentos, o Centro de Comunicação Social do Exército segue uma trajetória de evolução constante, exemplifi­cada na renovação de seus equi­pamentos e na adesão às mídias sociais, recurso este que tem con­tribuído para ampliar exponen­cialmente a divulgação das notí­cias da Força Terrestre.

Nesta data de seu aniver­sário, o Centro de Comunicação Social do Exército recebe, com orgulho, os cumprimentos da família verde-oliva, que tem re­conhecido em seu trabalho o es­forço para preservar e fortalecer a imagem do Exército Brasileiro dentro e fora do Brasil.

(CCOMSEX/ FM)

Cronologia da Comunicação Social no Exército

• 1951 – Criação da 6ª Divisão (Relações Públicas) no Gabinete do Ministro da Guerra;

• 1956 – 1ª Divisão assume os encargos da antiga 6ª Divisão (RP);

• 1962 – Criação da Seção de Informações Públicas, integran­do o Escalão Avançado do Gabinete do Ministro da Guerra, na Guarnição de Brasília. Mais tarde, no mesmo ano, transformada em Divisão de Relações Públicas;

• 1964 – Portaria Ministerial de 04 de junho, cria a Comissão Diretora de Relações Públicas do Exército;

• 1969 – Criação do Centro de Relações Públicas do Exército (CRPE);

• 1975 – Transformação do CRPE em Assessoria de Relações Públicas do Gabinete do Ministro do Exército;

• 1981 – Decreto Presidencial nº 85.836, de 24 de março, cria o Centro de Comunicação Social do Exército, órgão de assessoria direta do Ministro do Exército;

• Criação do Sistema de Comunicação Social do Exército

(SISCOMSEx)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *