AMAN comemora seu Bicentenário de criação

AMAN realiza formatura em comemoração aos 200 anos de criação
Nelson Jobim em revista tropas na AMAN

No mês de abril, a Acade­mia Militar das Agulhas Negras (AMAN) completou 200 anos de criação. As comemorações do bicentenário estão ocorren­do ao longo do ano de 2011, em todo o Brasil, sob coordenação do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Estão pre­vistas diversas formaturas, ela­boração de documentário, lan­çamento de livro comemorativo, expedição de selo, salão de artes, palestras, entre outras atividades que marcarão o evento. Segundo o Coronel R/1 Peres, durante a semana oficial do bicentenário foi inaugurado o Memorial Marechal José Pessoa, um centro de visi­tantes criado em homenagem ao idealizador da AMAN.

A Academia Militar é o estabelecimento de Ensino Superior do Exército Brasileiro responsável pela formação dos oficiais combatentes. Ali são formados os oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência. A AMAN foi criada em abril de 1811, no Rio de Janeiro, como Academia Real Militar, no governo de Dom João VI. Ela foi transferida para a cidade de Resende, Estado do Rio, em 1944, acompanhando a necessidade de aperfeiçoar a formação do oficial de um exército que crescia e se operacionalizava.

Hoje, a Academia ocupa uma área total de 67 km2. Possui várias construções, das quais se destacam o Conjunto Principal, o Teatro Acadêmico, a Seção de Educação Física, a Seção de Equitação, o Polígono de Tiro e os Parques de Instrução. Toda a área onde foi instalada a AMAN ficou conhecida como cidade acadêmica, que abriga uma população aproximada de 12 mil habitantes e dispõe de um complexo arquitetônico e paisagístico dos mais bonitos.

Em 2011, os cadetes formados na AMAN farão parte da turma denominada “Bicentenário da Academia Real Militar”. A data histórica já foi marcada durante este ano ao fazer parte da correspondência oficial do Exército. Diversas atividades ainda serão realizadas e irão permitir a divulgação da AMAN no Brasil e no exterior.

No dia 16 de abril, a Academia Militar das Agulhas Negras realizou uma formatura para comemorar seus 200 anos de criação. A cerimônia alusiva ao bicentenário contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, de representações estrangeiras de Nações amigas e de autoridades civis e militares. Também estiveram presentes alguns dos aspirantes das turmas de 1945 e 1946, as primeiras a se formar na então Escola Militar de Resende. O evento homenageou, ainda, antigos Comandantes da Academia Militar.

(CCOMSEX/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *