Ministro da Defesa participa de cerimônia de promoção de militares do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica

Ministro da Defesa participa de cerimônia de promoção de militares do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica

Na sexta-feira (1), 1,4 mil militares do Quadro Especial de Sargentos (QESA) da Aeronáutica foram promovidos na carreira. O, então, Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia, na Base Aérea de Brasília. É a primeira ascensão da categoria após alteração do Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, em dezembro de 2021.

Em discurso, o Chefe do Executivo lembrou que, além da promoção de Terceiro-Sargento para Segundo-Sargento, a modificação na norma traz a redução do tempo de serviço dos cabos, de 20 para 15 anos. o Presidente ressaltou, ainda, a importância desses militares. “Vocês fazem parte de uma corrente, um grande elo, que existe entre os oficiais e a ponta final da linha, os soldados. São muito importantes para nós”, enfatizou.

image (1).jfif

A promoção no Corpo de Graduados ocorre três vezes por ano – abril, agosto e dezembro. A alteração no regulamento é um marco para a Força Aérea, que, antes, contemplava apenas a promoção a Terceiro-Sargento. Essa ascensão já existe na Marinha e no Exército. Com a alteração, a Aeronáutica iguala a situação de seus militares às outras Forças.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, aconselhou-os: “Sejam bons no que fizerem. Saibam que a merecida promoção, concretizada hoje, é revestida por maiores responsabilidades e maiores desafios”.

O Presidente Bolsonaro, o Ministro Braga Netto e o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior entregaram as divisas ao Segundo-Sargento Reinaldo Aparecido Caixeta e ao Terceiro-Sargento Marcos Rodrigues da Silva, militares promovidos mais antigos de cada graduação. Madrinhas e padrinhos dos militares promovidos, também, procederam o tradicional ritual, afixando o distintivo que designa a nova graduação dos militares.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Hamilton Garcia

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *