Ministro Chefe do GSI profere palestra de estratégia e inteligência na Escola Superior de Defesa

Ministro Chefe do GSI profere palestra de estratégia e inteligência na Escola Superior de Defesa

Nesta quinta-feira (31), o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General Augusto Heleno, realizou a aula magna do Curso Superior de Inteligência Estratégica, da Escola Superior de Defesa (ESD). O tema da apresentação foi “Política, Estratégia e Plano Nacional de Inteligência – A Importância para o Estado Brasileiro”.

Ao discorrer sobre Inteligência, o ministro afirmou que, no mundo moderno, a atividade constitui um fator indispensável de assistência à tomada de decisão. “Historicamente, o exercício da atividade de Inteligência tem ensejado constantes debates sobre as exigências de sigilo, em defesa dos interesses do Estado, e sobre as necessidades de transparência dos atos governamentais, uma das características da democracia”, explicou.

Abordou, ainda, a respeito da importância estratégica da ESD, em Brasília, uma vez que a capital federal possui as principais fontes de pesquisa para os trabalhos realizados pela escola. O General Heleno destacou, ao final, os desafios enfrentados com as chamadas fake news, bem como a agilidade da difusão de informação e o desenvolvimento exponencial da tecnologia. Para ele, “a Inteligência precisa estar atenta às transformações mundiais”.

Sobre o curso

O Curso Superior de Inteligência Estratégica é ministrado com o objetivo de desenvolver competências para habilitar civis e militares ao exercício de funções de Inteligência Estratégica na Administração Pública, em especial nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência. Em sua segunda edição, a turma de 2022 conta com 44 alunos, sendo 16 civis, oito militares das Forças Armadas e 20 militares das Forças Auxiliares e de órgãos de Segurança Pública Estaduais.

Texto: Ascom MD, com informações da Escola Superior de Defesa

Foto: Divulgação ESD

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *