ENAJUM inaugura novas instalações e inicia Seminário

ENAJUM inaugura novas instalações e inicia Seminário

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) inaugurou, na terça-feira (29/03), as novas instalações da Unidade, localizada em Brasília (DF). Na ocasião, deu-se início, também, à segunda edição do seminário “O Brasil em Transformação”, que segue até a próxima sexta-feira (31/03). O evento contou com a palestra de abertura do Vice-Presidente da República, General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão; e com a participação do Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Ministro-Diretor da ENAJUM, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Ministros integrantes do STM, de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades civis e militares.

A Escola tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados integrantes da Corte de Justiça Militar. O Ministro-Diretor da ENAJUM, Tenente-Brigadeiro Joseli, explicou que, nos cursos, são aplicados métodos de ensino que visam o entendimento da sistemática da Justiça Militar, as jurisdições militares, eventos operacionais e cursos continuados, que irão capacitar os magistrados em sua atividade-fim. “Ministramos aulas que vão desde a ética até o conhecimento geral de como está o nosso País, dando uma ideia da conjuntura internacional. A abertura do seminário faz parte dos cursos continuados, no qual os juízes vão conhecer essa conjuntura, até para terem uma visão macro e reflexo no ambiente social, juntamente com a Constituição Federal, as leis e nossa consciência”, pontuou.

Entre os palestrantes do seminário estão Ministros de Estado, autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário e o Procurador-Geral da República, que vão falar sobre diversos temas, como tecnologia 5G, retomada econômica e projetos estratégicos das Forças Armadas. O Vice-Presidente Mourão falou sobre “O mundo no século XXI”, abordando, entre outros assuntos, geopolítica, pandemia, economia e a guerra na Ucrânia. Todas as exposições serão presenciais para os magistrados de 1ª e 2ª Instância da Justiça Militar da União (JMU), mas também serão transmitidas para o público em geral pelo youtube do STM.

O evento conta com a coordenação científica do Ministro do STM, Carlos Augusto Amaral Oliveira. “Hoje, como um evento para marcar a inauguração dessa nova sede da Escola, entendemos em fazer uma reedição daquele seminário como uma visão do que evoluiu no País nesses anos e quais são as perspectivas futuras, fechar um ciclo que iniciamos alguns anos atrás”, contou.

O Ministro integrante do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, falou sobre a relevância do evento, principalmente para os participantes que tomam importantes decisões dentro dos Poderes e Instituições nacionais. “Eu acho de fundamental importância manter esses seminários e espero que eles se repitam por mais vezes para que mais pessoas tenham a oportunidade de aqui comparecer, tendo o privilégio de entender um pouco melhor o nosso País que está sempre em transformação”, concluiu.

Fotos: Suboficial Manfrim / CECOMSAER

(CECOMSAER/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *