Exército promove evento sobre auditoria interna governamental

Exército promove evento sobre auditoria interna governamental

o Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) promove, de 8 a 11 de novembro, o 1º Estágio de Auditoria Interna Governamental. O evento acontece no auditório da Secretaria de Economia e Finanças, no Quartel-General do Exército, e conta com transmissão on-line, com o suporte do Centro de Educação a Distância do Exército. Militares do Exército, da Marinha, da Força Aérea e civis participam do estágio, totalizando cerca de 200 pessoas.

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou a abertura do evento. Na oportunidade, ele destacou a importância do estágio e do controle interno nas organizações: “Fiz questão de estar nesta abertura para caracterizar a importância que o Comandante do Exército dá à atividade de auditoria”. O General Paulo Sérgio ainda citou a mudança de mentalidade da auditoria que passa a ser de orientar, prevenir e antecipar erros. “A missão é de antecipação. Dar melhores condições e segurança para que as organizações militares encarregadas dos diversos processos e submetidas à auditoria possam ter a tranquilidade de ter um órgão de controle à retaguarda”, destacou o Comandante.

Após a abertura do evento pelo Comandante, o Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, apresentou a palestra inaugural do estágio com o tema: “O papel da auditoria interna governamental como instrumento de agregação de valor à gestão”.

Para o secretário, eventos como esse são de grande importância para se discutir uma mudança cultural: “é preciso adotar novas práticas de auditoria que agreguem valor à gestão e não ter auditorias ou controles apenas punitivos. É preciso enxergar os auditores como parte da solução e não do problema. A mudança cultural é inevitável e precisamos nos preparar para isso, e a nova norma propõe uma aproximação com a instituição com seus próprios objetivos, agregando valor à gestão”.

Para a auditora do Centro de Controle Interno da Marinha, Capitão-Tenente Dhayane Jardim, o evento é de grande importância para auditores participantes: “Pra gente que trabalha na área de auditoria, a importância é agregar valor e trocar conhecimento entre as Forças. Espero encontrar novas metodologias de maneira que a gente possa agregar procedimentos e trazer valor à organização e gestão”.

Acompanharam a abertura do estágio o Secretário de Economia e Finanças do Exército, General de Exército Sérgio da Costa Negraes, e o Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, General de Divisão Eugenio Eneias Camilo.

Até o dia 11 de novembro, o estágio terá palestras de integrantes da Controladoria-Geral da União, do Tribunal de Contas da União, do Ministério da Defesa, do Centro de Controle Interno da Marinha e do Exército Brasileiro.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *