Pacientes curados da Covid-19 retornam a seus lares com apoio das Forças Armadas

Pacientes curados da Covid-19 retornam a seus lares com apoio das Forças Armadas

As Forças Armadas coordenam ações de norte a sul do país para atender às necessidades da população brasileira no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre os dias 16 a 21 de março, os esforços investidos na Operação Covid-19 incluíram o transporte de insumos, oxigênio e pacientes, doações de sangue e desinfecção de locais públicos.

Oito pacientes recuperados da Covid-19 retornaram para casa com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles foram transferidos de Rondônia para o Espírito Santo para continuar o tratamento contra o novo coronavírus e voltaram ao estado de origem no último domingo (21). Outros 18 pacientes infectados pela Covid-19 seguiram de Porto Velho e Rio Branco para Manaus. As Forças Armadas asseguraram o deslocamento de mais de 750 pacientes entre os estados para minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte.

Foto 2 transporte CO2.jpg
A FAB também prestou apoio logístico no transporte de 293 cilindros de oxigênio líquido de Belém para o Amapá na segunda-feira (22) e mais 257 unidades na terça-feira (23). Ao todo, foram transportadas 19 toneladas de carga.

Em outra frente, especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear fizeram a higienização de espaços comuns nos estados do Ceará, Pará e Piauí. Militares do Comando do 4º Distrito Naval, da Marinha, atuaram em sete unidades básicas de saúde e na colônia de pescadores do município de Barroquinha, no Ceará, e em órgãos públicos e três unidades do Corpo de Bombeiros Militar em Belém, no Pará.

Foto 3 Desinfeção.jfif

Já o Exército desinfectou as unidades dos Correios da capital piauiense e as instalações do Hospital Geral de Fortaleza, do Santuário de Padre Cícero, a Delegacia da Polícia Federal, instalações dos Tiros de Guerra, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e outras áreas estratégicas de grande fluxo de pessoas do estado.

Foto 4.jfif

Em paralelo, o 8° Regimento de Cavalaria Mecanizado auxiliou profissionais de saúde durante a vacinação contra a Covid-19, no município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A ação no posto “drive-thru” foi coordenada pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Enquanto, o 37º Batalhão de Infantaria Leve e o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército participaram de campanhas para ampliar o número de bolsas de sangue dos hemocentros de Maceió, em Alagoas, e no município de Jaú, no estado de São Paulo.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação

(MDASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *