Novos estagiários do CAEPE se apresentam ao Comandante da ESG

Novos estagiários do CAEPE se apresentam ao Comandante da ESG

No dia 26 de fevereiro, os estagiários da turma 2021 do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) se apresentaram ao Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Na ocasião, ele proferiu a aula inaugural do Curso, sobre a Amazônia Azul.

Também participaram da mesa de honra da solenidade de apresentação dos estagiários o Subcomandante da ESG e Chefe do Departamento de Ensino, Major Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e o Chefe do Centro de Estudos e Diretor do Curso, Brigadeiro Helio Severino da Silva Filho.

Devido às medidas de prevenção e combate ao coronavírus, o efetivo da turma foi dividido e 50% dos novos estagiários participaram da cerimônia presencialmente, no auditório da ESG, e 50%, de casa, por videoconferência.

Na ocasião, o Comandante da ESG realizou a aula inaugural aos novos estagiários. Sobre o tema “Amazônia Azul – O patrimônio brasileiro no mar, o Almirante Borges ressaltou a importância do mar para o país, desde a sua descoberta pela navegação portuguesa até a exploração econômica que acontece hoje em dia.

Com 58% da população concentrada na faixa de 200km do litoral, o Brasil tem como desafio explorar economicamente a Amazônia Azul sem prejudicar o ambiente, destacou o Almirante Borges.

“Cada vez mais a população percebe o valor que o mar tem. Mas costumo dizer que conhecemos mais a superfície da lua do que o fundo dos oceanos. Ainda há muito a ser descoberto”, afirmou.

CAEPE

A turma 2021 do CAEPE é composta por 89 estagiários, sendo 60 militares e 25 civis, além de quatro estagiários de Nações Amigas (Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Senegal).

O  CAEPE tem como objetivo preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.Ele também integra o Curso Superior de Defesa (CSD) junto com o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e  Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

(ESG ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *