Ministro da Defesa recebe prêmio por fomentar a indústria de defesa brasileira

Ministro da Defesa recebe prêmio por fomentar a indústria de defesa brasileira

O Ministro Fernando Azevedo foi condecorado com o Prêmio General Joaquim de Sousa Mursa, categoria personalidade de Defesa, nesta quinta-feira (18). A solenidade ocorreu na Escola de Guerra Naval, na capital fluminense, seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Promovido pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Material de Defesa (SIMDE), o prêmio resgata a história do homem, militar e político brasileiro, o General Joaquim de Sousa Mursa. Ele deu impulso à indústria siderúrgica brasileira e a à indústria nacional de Defesa, representada pelo SIMDE.

WhatsApp Image 2021-03-18 at 14.21.14.jpeg

Prestigiaram o evento os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, entre outras autoridades civis e militares.

Em discurso, o Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane Aguiar, explicou que o setor de Defesa e Segurança é estratégico e garantidor de soberania nacional, bem como responsável por promover o desenvolvimento de tecnologias para assegurar empregos e renda à nação. “Diversas tecnologias dependem da Base Industrial de Defesa, como satélites, foguetes, compostos químicos, medicina nuclear e geração de energia”, exemplificou.
Carlos Erane ressaltou a destacada atuação do Ministro Fernando Azevedo na promoção comercial da base de defesa no exterior e na manutenção de uma Base Industrial de Defesa sólida e autônoma.

“Através desse prêmio, batizado com o nome desse grande brasileiro, entendemos a nossa homenagem aos que, ocupando postos estratégicos no país, compreendem e valorizam a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança para a soberania nacional”, reforçou o Diretor-Presidente do SIMDE.

WhatsApp Image 2021-03-18 at 14.21.13.jpeg

Ele ainda elogiou a coordenação do Ministro da Defesa junto à Base Industrial de Defesa de reconversão de várias linhas de produção para atender às necessidades de enfrentamento da situação sanitária. Por meio de parcerias, indústrias se adaptaram para produzir equipamentos que auxiliam no combate ao novo coronavírus.

Em seguida, o Prefeito Eduardo Paes também enalteceu a dedicação de Fernando Azevedo ao desenvolver importante papel com a BID. “Não tenho dúvida que a indústria da defesa tem papel fundamental para essa inserção do nosso país no jogo geopolítico. Isso obviamente gera consequências diretas e imediatas para nossa produção industrial, a geração de emprego”, observou.

Em suas palavras de agradecimento, o Ministro da Defesa manifestou ampla atenção ao setor responsável pelo desenvolvimento de tecnologia militar e civil. “Me preocupo muito com a Base Industrial de Defesa porque é estratégica para o país e para as Forças Armadas. Tivemos, em 2019, o recorde de exportações de material de Defesa. É uma área que gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos”, ilustrou.

WhatsApp Image 2021-03-18 at 14.21.13 (2).jpeg

Ele lembrou a adaptação do segmento para produzir itens necessários no combate ao novo patógeno. “A Base Industrial de Defesa, na pandemia. se adaptou. Em vez de munição, armamentos, foguetes, rapidamente atendeu com respiradores, máscaras e álcool em gel. Foi um serviço prestado sob a coordenação da SIMDE”, reconheceu o Ministro.

Por Lane Barreto
Fotos: Alexandre Manfrim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *