Militares brasileiros ministram Curso de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária na Colômbia

Militares brasileiros ministram Curso de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária na Colômbia

O Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), que tem em sua composição militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realiza em março e abril, os adestramentos para a certificação de militares do Comando Geral das Forças Militares (CGFM) da Colômbia. Com previsão de durar oito semanas, o primeiro turno do Curso de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária (CMNDH) iniciou em 1o de março, e visa certificar quatro militares do Exército Colombiano que têm especialização em desminagem humanitária. Os militares colombianos estavam servindo em batalhões de engenharia e atuavam na detecção e detonação de artefatos explosivos localizados em suas áreas de operações.

No curso, serão realizadas atividades intensas relacionadas ao tema, tais como instruções teóricas sobre normas nacionais e internacionais exigidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA), técnicas de desminagem, procedimentos para o monitoramento das Organizações de Desminagem Humanitária (ODH), avaliações teóricas e práticas, participação em conferências com alguns Organismos Internacionais, como a Autoridade Nacional responsável pelo Programa de Ação Integral Contra Minas Antipessoais na Colômbia (PAICMA-CO) e visitações institucionais a Organizações Nacionais.

Ao final dessa capacitação, os militares colombianos poderão exercer a função de Monitores Nacionais para validar as atividades de desminagem que são realizadas pelas ODH, como os Batalhões que compõem a única Brigada de Engenheiros de Desminagem Humanitária existente no mundo. Essa função é importante para o Governo da Colômbia, pois garante a certificação das ações realizadas no terreno pelos batalhões, cumpre as exigências estabelecidas pela OEA e mantém a Gestão de Qualidade dos procedimentos adotados em uma Operação de Desminagem Humanitária.

GATI-CO
A missão do GATI-CO é um acordo bilateral entre o Comando Geral das Forças Militares (CGFM) e a Junta Interamericana de Defesa (JID) que foi assinado em 7 de janeiro de 2015. O grupo é responsável em assessorar tecnicamente o Comando Geral em eventos relacionados à Desminagem Humanitária e na capacitação de militares selecionados como Monitor Nacional. Até os dias atuais, já foram certificados mais de 170 integrantes das Forças Militares da Colômbia.

A interação do Brasil com a Colômbia tem o objetivo de tornar o território colombiano livre de minas e artefatos explosivos que causam muitas vítimas inocentes em todo o país. Cabe destacar que essa missão proporciona um crescimento profissional aos oficiais brasileiros, assim como contribui para o incremento da imagem da Arma de Engenharia e do Exército Brasileiro em toda a América do Sul.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *