Comandante da Aeronáutica profere Aula Magna para alunos do ITA

Comandante da Aeronáutica profere Aula Magna para alunos do ITA

Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos (SP), assistiram, nessa segunda-feira (8), à Aula Magna de 2021 realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A Aula simboliza o início das atividades militares dos novos iteanos.

Acompanhado pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Comandante visitou as instalações do Centro Espacial do ITA (CEI) e a Biblioteca do Instituto, onde recebeu uma homenagem. O Oficial-General foi agraciado com uma cadeira do mobiliário histórico do ITA, fabricada na década de 1950.

Já no auditório participaram do evento o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Assistente da Reitoria do ITA, Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli; o Vice-Reitor do ITA, Jesuíno Takachi Tomita, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, representantes de empresas da área de ciência e tecnologia da indústria nacional, professores e demais convidados.

Durante a palestra o Tenente-Brigadeiro Bermudez apresentou aos alunos a conjuntura atual do Comando da Aeronáutica em seus 80 anos, os desafios e as perspectivas para o futuro. Abordou as origens do Ministério da Aeronáutica, trazendo a lembrança da Aviação Militar, apresentou as quatro gerações que permeiam as oito décadas de evolução histórica da FAB e as características marcantes de cada uma. Dentre outros temas abordados, o Comandante falou sobre a missão e visão de futuro para o Comando da Aeronáutica e destacou as iniciativas voltadas ao ensino e à formação do efetivo. Além disso, transcorreu sobre as ações realizadas pela Força Aérea na Operação COVID-19, reforçando o compromisso dos militares com o cumprimento da Missão constitucional e detalhou os principais Projetos Estratégicos, divididos em três eixos: os Meios de Força Aérea, a Infraestrutura Aeroespacial e a Tecnologia Aeroespacial.

O Oficial-General expressou a honra em proferir a aula inaugural do curso aos profissionais destinados a extrapolar as fronteiras da inovação. “Com a mesma visão do Marechal do Ar Casemiro Montenegro Filho, temos o orgulho de vermos em vocês, prezados alunos do ITA, a fonte da excelência, um notável capital intelectual que sustentará a construção de um País mais próspero e justo. A Nação Brasileira confia em vocês”, finalizou.

O aluno do primeiro ano do ITA, Gabriel Rodrigues, disse que a palestra enriqueceu seu conhecimento sobre a FAB. “Quando entramos no ITA não tínhamos noção sobre o que é a Força Aérea, quais são os institutos, as escolas de formação. Com essa palestra fica muito mais claro entender onde o projeto está sendo desenvolvido  e principalmente a parte de engenharia pra quem é do ITA e para quem quer atuar na área, saber os projetos, aeronaves e o que teremos a oportunidade de trabalhar”, disse.

No término da aula, o Comandante da Aeronáutica homenageou às mulheres, transmitindo um vídeo comemorativo em alusão ao dia Internacional da Mulher. 

Entrega de prêmios
Foram realizadas durante o evento a entrega de prêmios aos formandos que mais se destacaram em suas atividades no ano de 2020, entre eles o prêmio Professor Marco Antonio Gugliemo Cecchini, o primeiro Reitor brasileiro do ITA. O professor foi o responsável pela criação da Pós-Graduação do Instituto, em 1961, contando com o apoio da Universidade de Michigan (EUA). Participou das negociações com a Agency for International Development do Governo Americano, para o financiamento de 14 professores da Universidade de Michigan no corpo docente do ITA. Este ato foi reconhecido como um marco da Pós-Graduação em engenharia no Brasil, servindo de modelo para outras universidades do País. O prêmio foi instituído pela Congregação do ITA e conferido à melhor dissertação de mestrado e à melhor tese de doutorado defendidas nos programas de Pós-graduação do Instituto. O professor foi homenageado com uma placa entregue pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação do ITA, Professor Doutor Pedro Teixeira Lacava.
O professor Cecchini implantou o curso de engenharia mecânica no ITA. Negociou auxílio com a Ford Foundation para adquirir e instalar o primeiro computador utilizado no ensino da engenharia no Brasil (1962).

Clique aqui e confira o vídeo do evento.

Fotos: Sargento Johnson Barros/Cecomsaer
Vídeo: Sargento Keyla dos Santos/Cecomsaer

(Cecomsaer/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *