Procurador-Geral de Justiça Militar visita o Complexo Naval de Itaguaí

Procurador-Geral de Justiça Militar visita o Complexo Naval de Itaguaí

O Procurador-Geral de Justiça Militar, Antonio Pereira Duarte, acompanhado de comitiva, visitou, em 4 de fevereiro, as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB) no Complexo Naval de Itaguaí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A comitiva assistiu à palestra sobre a estrutura, as atividades, os objetivos e prazos contratuais do PROSUB. Na sequência, percorreu as instalações da oficina de montagem da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM). Durante o percurso, as autoridades conheceram a complexa montagem de estruturas, equipamentos e sistemas que estão sendo instalados no interior das seções do “Angostura”, quarto submarino na linha de produção do PROSUB. Na Área Sul, visitaram o Main Hall do Estaleiro de Construção, onde ocorre a montagem e integração de sistemas do “Tonelero” e o “Humaitá”, segundo submarino da Classe, lançado ao mar em dezembro de 2020, que se encontra em fase de preparação para realizar os testes de cais e porto. Na ocasião, a comitiva embarcou no Submarino “Riachuelo”, atualmente em fase final de testes para ser entregue ao Setor Operativo da Marinha do Brasil, em setembro deste ano. A visita foi encerrada nas instalações da Base de Submarinos da Ilha da Madeira.
O PROSUB é o maior programa de capacitação industrial e tecnológica na história da indústria da defesa no País. O Programa não apenas tem fortalecido a Base Industrial de Defesa com tecnologias de ponta, como também vem ampliando, entre seus objetivos estratégicos, o portfólio de nacionalização dos produtos e sistemas adquiridos para aplicação em todas as suas fases, desde a inauguração da UFEM até a construção e manutenção do primeiro submarino convencional com propulsão nuclear (SN-BR), contribuindo para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico do País.
(CCSM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *