Marinha do Brasil participa de exercício AMAN 2021, no Paquistão

Marinha do Brasil participa de exercício AMAN 2021, no Paquistão

Atendendo ao convite da Marinha do Paquistão, a Marinha do Brasil enviou uma delegação àquele país para participar como observadores do exercício multinacional AMAN 2021. O exercício ocorreu de 12 a 16 de fevereiro em águas territoriais paquistanesas, nas proximidades da cidade de Karachi.
O evento, de periodicidade bianual, este ano contou com a participação de 45 países, dos quais sete contribuíram com meios navais. A palavra AMAN, que em Urdu, língua oficial do Paquistão, significa paz, está associada ao tema principal de todas as suas versões, Together for Peace (Juntos pela paz). Em sua sétima edição, o exercício tem como propósito reforçar a segurança marítima, contando com a participação de atores intra e inter-regionais para fomentar a estabilidade na região do Oceano Índico, com cooperação e interoperabilidade das Forças para o combate ao terrorismo e crimes no mar, como a pirataria, contrabando e tráfico de armas, drogas e pessoas. A delegação brasileira foi composta pelo Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rogerio da Rocha Carneiro Bastos, e pelo Oficial do CAAML, Capitão de Corveta Bruno Leonardo Lima Barreiros.
Além do exercício, as delegações dos países participaram da 9th International Maritime Conference (IMC-2021), organizada em colaboração com o National Institute of Maritime Affairs (NIMA), da Universidade de Bahria em Karachi, de 13 a 15 de fevereiro, cujo tema foi o “Desenvolvimento da Economia Azul, sob um ambiente seguro e sustentável – Um futuro compartilhado para a região oeste do Oceano Índico”. A conferência contou com a presença do Presidente da República Islâmica do Paquistão, Doutor Arif Alvi, em sua abertura, além da exibição de vídeo com mensagem do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional, Kitack Lim, e a participação de vários ministros daquele país ao longo das apresentações. Dentre os palestrantes, contribuíram representantes, civis e militares, presencialmente ou por videoconferência, provenientes de vários países, como África do Sul, Austrália, Bahrein, Estados Unidos da América, Reino Unido, Sri Lanka, Suécia, Turquia e do próprio Paquistão.
Autoridades participantes do exercício da Marinha do Paquistão – AMAN 2021
A presença da delegação do Brasil teve especial reconhecimento por todas as autoridades da Marinha do Paquistão e permitiu, além de estreitar os laços com aquela Marinha Amiga, proporcionar o incremento do conhecimento da dinâmica da segurança marítima naquela região.
(CCSM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *