Operação “Pente Fino” é realizada na Estação Antártica Comandante Ferraz

Operação “Pente Fino” é realizada na Estação Antártica Comandante Ferraz

No dia 19 de dezembro, na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), foi realizada a Operação “Pente Fino” pelo Grupo Base Polaris e demais militares e civis participantes da 39ª Operação Antártica (OPERANTAR XXXIX).
A Operação “Pente Fino” é uma tarefa de caráter geral que tem por objetivo a coleta de todos os detritos estranhos ao meio ambiente antártico, sejam eles oriundos das atividades de pesquisa científica ou de manutenção dos meios disponíveis na região. É realizada periodicamente nos arredores dos locais onde há ocupação humana, seja esta de forma permanente, como na própria EACF, ou temporária, como nos refúgios e acampamentos.
Para a sua execução, todo o pessoal foi disposto em linha, a uma curta distância entre si, de forma a permitir uma minuciosa varredura de todo o terreno. O material recolhido foi incorporado ao sistema de coleta seletiva da Estação, no qual são separados os resíduos de acordo com sua composição – plástico, metais, madeira, vidro, etc. – para armazenamento temporário e posterior retorno ao Brasil, onde será feita a destinação de acordo com as normas vigentes.
As soluções encontradas para minimizar a geração de resíduos e prevenir a poluição na Antártica têm como principal objetivo atender ao disposto no Protocolo de Madri, buscando assim assegurar que as atividades sejam executadas evitando ao máximo os impactos ao ambiente antártico e ecossistemas dependentes associados. A realização da Operação “Pente Fino” se propõe a despertar e preservar a mentalidade de proteção ambiental, como preocupação permanente do Programa Antártico Brasileiro e de todas as instituições e organizações nacionais que atuam na Antártica, e como compromisso dos brasileiros que têm o privilégio de conviver naquele continente.
(CCSM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *