Comando da Aeronáutica comemora 80º aniversário

Comando da Aeronáutica comemora 80º aniversário

Cerimônia militar na Ala 1, a Base Aérea de Brasília, celebrou o 80º aniversário do Comando da Aeronáutica, na manhã desta quarta-feira (20). O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao chegar, Bolsonaro foi recebido com honras militares. Prestigiaram, ainda, a solenidade o Vice Presidente da República, Hamilton Mourão, e os Comandantes da Marinha, do Exército, e da Força Aérea Brasileira.

Em discurso, o Presidente da República ressaltou que a Aeronáutica foi criada em pleno período de combate, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, ainda, declarou sentir orgulho em presidir a cerimônia de 80 anos da criação do Comando da Aeronáutica. Enalteceu também o trabalho realizado pelas tropas. “Nós militares seguimos o norte indicado pela nossa população. Eu me orgulho das Forças Armadas”, destacou.

20210120 - 80 anos FAB- 02.jpg

Antes de ler a Ordem do Dia, o Comandante Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, expressou respeito pelas vidas ceifadas em virtude da Covid-19. Ele destacou a ampla atuação das Forças Armadas na linha de frente da batalha para salvar a vida dos brasileiros.

20210120- 80 anos FAB - 03.jpg
O Brigadeiro Bermudez enfatizou que esse apoio à sociedade brasileira teve início com o nascimento da Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941. A instituição teve origem com a aproximação das aviações naval e militar. “Com o crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um poder aéreo uno e indivisível”, relembrou.

20210120 - 80 anos FAB- destaque.jpg

Em seu discurso, o Comandante da Força Aérea enfatizou a dedicação dos militares no contexto da Operação Covid -19, coordenada pelo Ministério da Defesa. Ele enumerou diversas atividades realizadas, na madrugada e no início da quarta-feira (20), com o emprego de aeronaves da FAB para o transporte de passageiros, médicos, oxigênio liquido e gasoso. Simultaneamente ao horário da cerimônia, ocorria o transporte aéreo de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para paciente com Covid, duas missões de transporte de órgãos e duas missões de transporte de oxigênio, informou ele.

20210120- 80 anos FAB - 04.jpg
Na ocasião, como parte das comemorações, o Ministério das Comunicações e a Empresa de Correios e Telégrafos lançaram selo personalizado e carimbo alusivos ao octogésimo aniversário do Comando da Aeronáutica. O ato de lançamento foi conduzido pelo Presidente Bolsonaro, Ministro Fernando Azevedo, Brigadeiro Bermudez e Presidente dos Correios, General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto.

20210120 - 80 anos FAB - 06.jpg
O Tenente Brigadeiro do Ar Rodopiano de Azevedo Barbalho foi o homenageado especial na solenidade. O precursor da FAB recebeu do Presidente da República e do Comandante da Aeronáutica uma placa com mensagem de agradecimento e uma maquete da aeronave KC-390. O Brigadeiro Rodopiano ingressou na Força Aérea em 2 de março de 1942 e integrou a primeira turma de oficiais aviadores da recém-formada Força Aérea Brasileira. O veterano comandou o Comando Geral de Apoio e foi um dos pioneiros do Correio Aéreo Nacional (CAN), atuando em prol da integração nacional, nas décadas de 1940 a 1970.

A fim de enfatizar o momento histórico, aeronaves da Força Aérea receberam na pintura a marca alusiva aos 80 anos do Comando da Aeronáutica. O descerramento do adesivo no helicóptero VH-35 foi feito pelo Presidente Bolsonaro, Ministro Fernando e Brigadeiro Botelho.

Por Lane Barreto
Fotos: Antônio Oliveira

(CECOMSAER/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *