Capital do País recebe vacinas contra Covid-19 transportadas pela FAB

Capital do País recebe vacinas contra Covid-19 transportadas pela FAB

Às 14h42, desta segunda-feira (18), uma aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na capital federal com uma carga preciosa, as vacinas do Instituto Butantan. O voo procedente de Guarulhos, em São Paulo, trouxe a bordo 45 caixas térmicas com o imunizante.

Um comboio da Polícia Rodoviária Federal e uma carreta da operadora logística contratada pelo Ministério da Saúde aguardavam o desembarque, na parte externa do galpão do Correio Aéreo Nacional (CAN), na Ala 1 (Base Aérea de Brasília), local onde a aeronave aterrissou.

foto 2.jpg

A transferência das vacinas da aeronave para as carretas e a saída do comboio foram acompanhadas pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha, pelo Secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres, e pela imprensa local. Torres informou que o papel da Secretaria é ajudar na segurança da distribuição do imunizante. “A Secretaria de Segurança vai ser responsável por cuidar da logística de segurança, da distribuição dessa carga a partir de hoje”, ressaltou.

foto 3.jpg

Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Defesa (MD), por meio da FAB, realiza o transporte de imunizantes para 10 capitais federais, além do Distrito Federal São elas: Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). A Força Aérea também fará o transporte das vacinas para o município de Tabatinga, no Amazonas. O total de carga transportada é de 22 toneladas, o que representa 1/3 do esforço logístico previsto para o abastecimento dos estados com a vacina contra a Covid-19.

foto 4.jpg

De acordo com a FAB, o transporte aéreo logístico continuará na terça-feira (19). Neste início da operação, a previsão é que a FAB transporte 44 toneladas de vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, inicialmente, as vacinas são destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Infográfico_Prancheta 1 cópia.png

Por Lane Barreto
Fotos: Cabo Antonio Oliveira e Soldado Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *