Visita de comitiva do CPEAEx, ECEME e EsAO ao México

Visita de comitiva do CPEAEx, ECEME e EsAO ao México

Cidade do México (DF) – Na semana de 14 a 18 de dezembro, a comitiva composta por militares destaques do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, do Curso de Comando e Estado-Maior e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais visitou o México, como prêmio, pelo desempenho escolar. A programação estabelecida pela Aditância Militar foi composta de atividades profissionais, culturais e turísticas com o objetivo de alcançar os objetivos definidos pelo Comando do Exército.

Entre as atividades destacam-se a visita à Embaixada do Brasil onde a comitiva foi recepcionada pelo Embaixador Maurício Carvalho Lyrio que realizou uma exposição sobre a evolução histórica do México e a atual conjuntura do País, com base nos campos do poder: político, econômico, psicossocial, militar e científico-tecnológico. Em seguida, o Adido Militar do Brasil no México percorreu as instalações da embaixada e da aditância militar, onde foi apresentado aos militares da comitiva as atribuições do Adido na esfera diplomática, na área de inteligência, no apoio às empresas da base da indústria nacional de defesa e no apoio no exterior.

Na parte cultural, a comitiva visitou as pirâmides da cidade de Teotihuacán, conhecida como a cidade dos deuses, uma das maiores cidades pré-hispânicas da Mesoamérica. A cidade é uma zona de monumentos arqueológicos e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Os militares conheceram também o Palácio Nacional, sede do Poder Executivo Federal, que contém importantes pinturas do muralista Diego Rivera; o Templo Maior, ruínas do então Palácio do Tlathoani (governante supremo) Montezuma que governava o império asteca quando da chegada do conquistador Hernán Cortêz, no vale do México; e a Catedral Metropolitana no Centro Histórico da Cidade do México, uma das mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano. Todas estas estruturas foram construídas sobre as ruínas da cidade de Tenochtitlán, antiga capital asteca, que foi completamente destruída logo após a conquista em 1521.

A Comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Heróico Colégio Militar, berço da formação dos oficiais do Exército Mexicano, onde foram recepcionados pelo Comandante da Escola e tiveram uma explanação sobre a arquitetura da escola baseada nas tradições guerreiras do povo asteca; visitaram as instalações do museu escolar, seção equestre, pista de liderança e refeitórios dos cadetes.

Finalizando o cronograma de visitas, a comitiva visitou os famosos canais pluviais de Xochimilco, extenso sistema de transporte que criaram os astecas, localizados ao sul da Cidade do México, que na época pré-hispânica possibiitavam a viagem de barco entre o centro histórico e Xochimilco. Pela importância cultural que tem para o México e para o mundo, em 11 de dezembro de 1987, o local foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *