A grande reunião aconteceu nos primeiros dias de março de 1995 quando o 130 estagiários, matriculados nos cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e de Altos Estudos de Política Estratégia Militar (CAEPEM), vindos dos mais diversos e distantes recantos deste imenso país, começaram a se encontrar no auditório da Escola Superior de Guerra. Depois da execução do Hino Nacional e das gentis palavras do então Comandante, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Sergio Xavier Ferolla, todos de forma individual, se apresentaram ao Comandante, que, posteriormente, foi substituído pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Massao Kawanami no decorrer do ano letivo.
Gaúchos integrantes da turma com o Gen-Bda R/1 Glênio Pinheiro Subchefe do Departamento de Estudos da ESG

Começava naquele momento um convívio diário e de jornada dupla que se prolongaria por 10 longos meses. O período no entanto, passou mais rápido do que poderia supor. Pesquisas, análises da conjuntura nacional e internacional, palestras, conferências, debates, perguntas, salas de estudos, viagens por várias regiões do Brasil, além de visitas ao Uruguai, Argentina e Paraguai, num ritmo de estudos e trabalho realmente interessante. Sem dúvida nenhuma uma experiência de vida fantástica e única.
Patrono da turma – Pedro Teixeira
Nasceu em 1570 na vila de São Pedro Castanhede. Ainda Jovem, como alferes, destacou-se nas lutas contra invasores do Maranhão e Pará. Militar consciente, austero, e cumpridor de seus deveres, em 1636. A ousadia foi seu grande feito, navegando pelo Amazonas rio acima, ampliou a área territorial em mais de 5.000,000 km², assegurando ao Brasil, os atuais marcos da sua configuração geográfica.
Nossa turma homenageou Pedro Teixeira identificando-se com este desbravador na tenacidade, na audácia, na coragem, na fidelidade e no ardor nacionalista.

Foto: Arquivo Pessoal (Revista da turma/ FM)
Editor da Folha Militar comemora 25 anos de conclusão do CAEPE na ESG em 95
O jornalista Luiz Carlos Pereira Coelho quando recebia o certificado de conclusão do Curso de Altos Estudos de Política Estratégia com os cumprimentos do Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Masao Kawanami que presidia a cerimônia ao lado do Subcomandante Vice Alte Luiz Sanctos Doring, do Subchefe do Departamento de Estudos Gen-Bda R/1 Glênio Pinheiro, do Assistente do Exército Gen-Bda Plínio Abreu Coelho e do Assistente da Aeronáutica e Diretor do CAEPE, Brig Ar Zilson Luiz Pereira Cunha.
O jornalista Coelho entrou para a Escola Superior de Guerra, em 1989, aceitando o convite do então Comandante da ESG Almirante-de-Esquadra Bernard David Blower, ratificado pelo General de Exército Oswaldo Muniz Oliva para exercer a função de Assessor de Imprensa do Comando onde permaneceu por 13 anos. Em julho de 1992, o Almirante-de-Esquadra Hernani Goulart Fortuna conferiu ao jornalista Coelho a Medalha Marechal Cordeiro de Farias, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a ESG. No ano de 1995, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Sergio Xavier Ferolla indicou o jornalista Coelho para fazer o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, tornando-o integrante da Turma Amazônia Brasileira. No final do curso apresentou a monografia “Atuação da Mídia e a Formação da Vontade Política Nacional: Caso Brasileiro”.
Vice Almirante Mauro Ângelo Maia, Subcomandante, jornalista Coelho e o Tenente Brigadeiro do Ar Sergio Xavier Ferolla, Comandante da ESG, que foi substituído posteriormente pelo Tenente Brigadeiro-do-Ar Masao Kawanami.
(FOLHA MILITAR)
De volta à ESG
Jornalista Coelho, Almirante Leal Ferreira,Comandante da ESG,Profª Marilda Alves, Cel Av Manuel Cambeses Júnior e o Procurador Marcos Luiz da Costa Cabral
Durante um evento ocorrido na ESG, o Jornalista Coelho reencontrou três colegas da “Turma Amazônia Brasileira” . Recordaram o que aprenderam, pois alí se estuda o Brasil, lembraram as viagens e os bons momento que viveram durante o curso.
(FM)