Solenidade de diplomação do Curso de Formação e Graduação de Sargentos 2020 da Escola de Sargentos das Armas

Solenidade de diplomação do Curso de Formação e Graduação de Sargentos 2020 da Escola de Sargentos das Armas

No dia 11 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no Pátio de Formaturas Sargento Max Wolff Filho, a cerimônia de diplomação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2020, da “Turma 150 anos da Campanha da Tríplice Aliança”.

As atividades da diplomação iniciaram com a formatura realizada às 8 horas e 30 minutos, quando os formandos, trajados com o vistoso uniforme escolar de gala, o 1º A CFGS, realizaram a restituição do Sabre Sargento Max Wolff Filho. Esse símbolo, empunhado pelos militares, é uma réplica daquele usado pelo herói da Segunda Guerra Mundial e ficou em posse dos alunos durante todo o período de qualificação. Tal uniforme e o sabre são a identidade própria dos estabelecimentos de ensino responsáveis pela formação dos sargentos.

Dando continuidade ao cerimonial, às 11 horas, iniciou a solenidade mais esperada do ano de instrução da ESA. Nessa oportunidade, foram diplomados 541 alunos em Nível Superior Tecnólogo de Sargentos Combatentes de Carreira, sendo 189 de Infantaria, 69 de Cavalaria, 70 de Artilharia, 71 de Engenharia e 142 de Comunicações. Esses militares receberam o quepe verde-oliva, símbolo da declaração de terceiro-sargento, que foram entregues pelas madrinhas e pelos padrinhos, abrilhantando o momento mais esperado da solenidade.

A solenidade foi presidida pelo General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército, e contou com a presença do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, Comandante da 4ª Região Militar; do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, antigo Comandante da Escola de Sargentos das Armas; do General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Diretor de Educação Técnica Militar; e do General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. A formatura foi abrilhantada, ainda, com a presença do General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e Comandante da ESA. Entre os convidados, estavam presentes autoridades civis e familiares dos alunos.

Durante a cerimônia militar, o aluno de Infantaria Thiago Gonçalves Santana Melo, que conquistou a primeira colocação entre todos os integrantes da turma, recebeu das mãos do General Amaro o quepe verde-oliva, a Medalha Caxias – Distinção Militar e a Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudos, frutos de seu esforço e de sua dedicação.

Em seguida, também foram entregues as Medalhas Marechal Hermes – Aplicação e Estudos aos alunos que se classificaram como primeiros colocados das demais Armas, sendo do Curso de Cavalaria, o aluno Thiago Macêdo da Silva; do Curso de Artilharia, o aluno Wesley Gois da Rosa; do Curso de Engenharia, o aluno Gustavo Henrique Santos; e do Curso de Comunicações, o aluno Jheyme Lima de Oliveira.

Por fim, os formandos reafirmaram o compromisso solene de juramento à Bandeira e encerraram as festividades com a emocionante saída simbólica dos ex-alunos pelo Portão das Armas da escola. Assim, ao concluir mais um ano de trabalho, a Escola de Sargentos das Armas sente um imenso orgulho em contribuir com o Exército Brasileiro na capacitação dos seus quadros, impulsionando a Força Terrestre com o entusiasmo e a vibração dos novos líderes de pequenas frações.

Em face das restrições decorrentes da COVID-19, todas as medidas sanitárias de prevenção e controle da pandemia preconizadas pelo Ministério da Saúde foram tomadas para recepcionar os convidados e familiares no evento.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *