Novo Embaixador do Brasil no Estado de Israel

Novo Embaixador do Brasil no Estado de Israel

O General de Exercito R/1 GERSON MENANDRO GARCIA DE FREITAS, 65 anos formou-se em 1975 pela Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN em Resende onde mais tarde comandou o Corpode Cadetes, chegando a Comandante da mesma AMAN em 2007, o único natural de Resende, onde nasceu em 1954.Militar bastante pragmático e coerente nas suas posturas, goza de grande prestígio nas Forças Armadas. Antigos colegas de farda o classificam como patriota e dedicado, merecedor de respeito e admiração, afirmando que o Brasil vai estar muito bem representado em Israel por um dos seus mais distintos cidadãos, e que conhece muito bem a realidade da região.Entre as importante comissões exercidas pelo General contam-se Comandante Militar do Planalto, Comandante Militar do Oeste, Chefe de Assuntos Estratégicos e de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Conselheiro Militar junto à Missão Permanente do Brasil na ONU e adido brasileiro da UNIFIL,na missão de paz da ONU no Líbano.

Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado em setembro, ainda como indicado, destacou o fortalecimento do relacionamento bilateral na visita do presidente da República Jair Bolsonaro a Israel; na abertura do escritório da Apex-Brasil em Jerusalém; e na celebração recente de seis acordos estratégicos. Segundo o General, o primeiro pilar que sustenta as relações entre Brasil e Israel é a comunidade brasileira, cerca de 15 mil brasileiros residentes e 85 mil turistas em 2019. Sendo Israel referência em armamento, tecnologia e inteligência, a indicação de um militar não foi escolha aleatória, eis que boa parte do diálogo atual está na área de defesa.

Sua indicação foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, presidida pelo Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) por 15 x 0 e 1 abstenção e no Plenário do Senado Federal, em sessão presidida pelo Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por 40 x 03 e 1 abstenção. O Relator foi o ex-Ministro da Defesa e Governador da Bahia, Senador Jaques Wagner (PT-BA). O General foi sabatinado pelo ex-Presidente Collor, pelo ex-Governador de Minas, Senador Anastácia e pelo ex-Governador de Santa Catarina, Senador Esperidião Amim. O General Gerson Menandro ressaltou que Israel é um país com 43% de solo desértico e poucos recursos hídricos naturais. Em contraste, apontou, o agronegócio no Brasil é de escala mundial, o que faz do país um provedor de alimentos. O diplomata aposta no aumento dessa produtividade como fator de fortalecimento da relação entre os dois países —com foco nas áreas de irrigação, fertilização, reuso da água e dessalinização.”Outras quatro áreas que eu citaria: defesa, segurança pública, setores cibernético e espacial. Israel é reconhecidamente um país muito avançado em seus meios, equipamentos, doutrinas, táticas e técnicas de defesa. E nós podemos avançar bem mais”avaliou. Questionado pelo senador Fernando Collor (PROS-AL) sobre a situação política de Israel, o indicado apontou que apesar da instabilidade interna o ambiente externo é favorável, com mais países reconhecendo o Estado de Israel.

Em inicio de dezembro, já nomeado Embaixador, o General Menandro participou com o prefeito Odelmo Leão de mais uma webinar do projeto Inovando Uberlândia, ação da Prefeitura de Uberlândia em busca de estreitar as relações com Israel para intercâmbio, cooperação e, consequentemente, desenvolvimento do município e região. O encontro virtual reuniu inúmeras autoridades e representantes de empresas, universidades, centros de pesquisas, associações. A Prefeitura está trabalhando em um protocolo de intenções para tornar-se Cidade-Irmã de outra a ser escolhida em Israel. A iniciativa permitirá que as cidades se apoiem mutuamente em áreas estratégicas de desenvolvimento.O General Menandro e o atual Adido de Defesa em Tel-Aviv, Coronel Marcus Vinicius Gomes Bonifácio foram ambos comandantes do 36ºBatalhão de Infantaria Mecanizado -36º. BIMec -“Sentinela do Triângulo”, em Uberlândia -MG.

(Texto: Israel Blajberg/Crédito das Imagens: Aditância de Defesa/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *