Instituto de Biologia do Exército completa 126 anos na busca da excelência junto à família militar e à sociedade brasileira

Instituto de Biologia do Exército completa 126 anos na busca da excelência junto à família militar e à sociedade brasileira

No dia 18 de dezembro, o Instituto de Biologia do Exército (IBEx) realizou uma cerimônia alusiva aos seus 126 anos, completados em 19 de dezembro, que contou, apenas, com a participação do público interno, devido aos protocolos de segurança sanitária vigentes.

Na oportunidade, o Diretor destacou a importância do IBEx ao longo da sua existência e o trabalho que vem sendo desenvolvido durante o enfrentamento da COVID-19. No mesmo evento, ocorreu a entrega do prêmio “Qualidade IBEx” à Divisão de Ensino e Pesquisa como reconhecimento às atividades desenvolvidas durante o ano de 2020.

Ocorreu, ainda, a inauguração do retrato da servidora civil Olivia Cristina Lima dos Santos, eleita “Servidora Civil – Padrão” ao se destacar no exercício de suas funções durante o ano.

O instituto, inspirado no Instituto Pasteur da França, foi idealizado no final do século XIX, por Ismael da Rocha e Oswaldo Cruz. Em 19 de dezembro de 1894, foi assinado o decreto de criação do Laboratório Militar de Microscopia Clínica e Bacteriologia. Em 1921, recebeu a denominação de Laboratório Militar de Bacteriologia, passando, em 1932, a denominar-se Instituto Militar de Biologia. Recebeu a atual denominação em 1943.

Ao longo dos seus 126 anos, o IBEx atuou em diversas missões, como na preparação da Força Expedicionária Brasileira e na preparação dos militares para missões no exterior. Entre as mais recentes, destacam-se as relacionadas ao combate da COVID-19; à Operação Acolhida, para a mobilização e desmobilização da Força-Tarefa Logística Humanitária nas cidades de Brasília, Campo Grande, Manaus, Pacaraima, Boa Vista, Canoas e São Paulo;  ao apoio às escolas militares; e ao apoio a unidades operacionais como a  Brigada de Infantaria Pará-quedista e o Centro de Instrução de Operações Especiais.

A dinâmica do mundo moderno impõe aos integrantes do IBEx, resguardando os seus valores seculares, o desafio do constante aperfeiçoamento para se adequar às novas demandas, sempre na busca da excelência junto à família militar e à sociedade brasileira.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *