FAB forma militares em diversas Organizações pelo Brasil

FAB forma militares em diversas Organizações pelo Brasil

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias de conclusão do Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 (EAT/EAS-2020). Os novos Aspirantes a Oficial, oriundos de diversas áreas de atuação profissional, passaram pela adaptação à vida militar durante dois meses de instruções militares, teóricas e práticas. O curso incluiu conhecimentos sobres os Regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), ordem unida, armamentos, além de treinamentos físicos e exercícios de sobrevivência. Confira como foram as solenidades em algumas Unidades:

Barbacena (MG)

Na manhã de sexta-feira (18), foi realizada a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço 2020 (EAS/EAT) de dez Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Primeiro colocado do Estágio, o Aspirante a Oficial Túlio Heuser Nogueira Pereira recebeu a espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes, externou a sua alegria pela conclusão e destacou os ensinamentos adquiridos na caserna. “Será uma satisfação enorme poder servir e contribuir com os demais profissionais do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Desejo que a experiência adquirida tanto em análises clínicas quanto em farmácia hospitalar, que é a minha especialidade, possa ajudar na farmácia e no laboratório aqui disponíveis aos usuários”, afirmou.

“Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a Instituição em cada ação realizada”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos.

Durante a solenidade militar, ocorreu, ainda, a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. Os novos militares atuarão na Odontologia, Farmácia e, também, comporão o corpo docente da Divisão de Ensino da EPCAR.

Lagoa Santa (MG)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica  (CIAAR), situado em Lagoa Santa (MG), realizou, também na sexta-feira (18), a solenidade de conclusão dos Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 – Turma Bagatelle. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Esquadrão de Comando do CIAAR, Coronel Intendente Angelo Nascimento Marroso, oportunidade em que os 15 novos Aspirantes a Oficial da FAB receberam a espada, símbolo do Oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. A partir de agora, os militares irão se apresentar nas diversas Organizações componentes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), onde atuarão em suas especialidades.

A cerimônia contou com a presença dos Comandantes da GUARNAE-LS e familiares dos formandos. Em suas palavras, o Coronel Marroso parabenizou os formandos. “O juramento proferido é a certificação de que os ensinamentos absorvidos durante o curso de formação representam um grande passo na caminhada que os leva em busca de uma carreira de sucesso. Vistam sempre com orgulho esse azul, honrem a farda, e que sejam sempre exemplos para seus subordinados, de retidão, caráter, profissionalismo, responsabilidade e dedicação”, acrescentou o Oficial.

O estágio foi realizado no período de 19 de outubro a 18 de dezembro, período em que os militares estiveram submetidos a uma rotina intensa com instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de terem realizado a atividade de campanha com o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis. Os profissionais nas especialidades de Engenharia Mecânica, Pedagogia, Cardiologia, Farmácia Hospitalar, Odontopediatria, Ortopedia, Periodontia, Prótese Dentária e Veterinária atuarão nas diversas Unidades da GUARNAE-LS.

Brasília (DF)

Na sexta-feira (18), foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à conclusão do EAT/EAS dos Aspirantes a Oficial, segunda turma do ano de 2020, de Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, acompanhado pelo Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília (SEREP-BR), Coronel de Infantaria Valdivino José do Carmo Júnior.

Na ocasião, foram entregues aos formandos os certificados de conclusão do estágio. Como destaques das turmas, classificaram-se como primeiros colocados a Aspirante a Oficial Ebele Adaobi Silva (EAS) e a Aspirante a Oficial Andreska Rafaelli Claudino da Silva (EAT).

O Chefe do SEREP-BR disse que a carreira militar é uma jornada que reserva a todos diversos desafios. “Agora, como Aspirantes, trabalharão em situação de liderança. Como Oficiais, serão responsáveis diretos pelo êxito de diversas iniciativas e atividades para constante melhoria da Força Aérea. Não esqueçam de manter viva a chama dos ensinamentos que lhes foram passados”, discursou o Oficial. O Major-Brigadeiro Isaias encerrou a cerimônia desejando sucesso e felicidade a todos os formandos.

Campo Grande (MS)

A Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), formou, na sexta-feira (18), 11 Aspirantes a Oficial da Turma Búfalo. Na cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito o destaque da turma: Aspirante a Oficial Matheus Resende. O militar foi reconhecido por, durante todo o curso, apresentar irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

O Estágio de Adaptação Técnico (EAT) tem como objetivo adaptar os estagiários, das diversas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica, às condições peculiares do serviço militar e nas áreas profissionais em que atuarão e, ainda, incorporar no estagiário uma mentalidade que o leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da profissão militar e pautar seus procedimentos de acordo com eles.

Em suas palavras, o Comandante da Ala 5 parabenizou os formandos. “Cumpram com firmeza os deveres desde já assumidos. Permaneçam estritamente alinhados com os princípios morais e os ligítimos conceitos de disciplina consciente, e quando olharem para o passado constatarão a solidez do que foi edificado no decurso da carreira que abraçaram. Acima de tudo, amem a Pátria, pois homens livres depositam sua total confiança nos profissionais das armas”, disse o Brigadeiro Macedo.

Na mesma cerimônia, foram formados 19 Cabos da Turma Coiote e 33 Soldados da Turma Xavante.

Fotos: Sargentos Valentim e Domingos / EPCAR; Soldados Avalhaes e Marani / Ala 5; Soldado Jean / CIAAR

(CECOMSAER/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *