Academia da Força Aérea tem novo Comandante

Academia da Força Aérea tem novo Comandante

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, na manhã da terça-feira (15), a cerimônia militar de Passagem de Comando. Após seu período de Comando na Organização Militar responsável pela formação de futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), o Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro despediu-se do cargo e segue para missão no exterior. Seu sucessor é o Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, que teve passagens anteriores pela própria AFA e pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, que também fica sediada na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS).

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Major-Brigadeiro do Ar Odil Martuchelli Ferreira; do Brigadeiro do Ar Antonio Pereira da Silva Filho; do Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin; do Prefeito de Pirassununga, Milton Dimas Tadeu Urban; e do Presidente da Câmara Legislativa de Pirassununga, Vereador Jeferson Ricardo do Couto.

Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro Ramiro destacou que 2020 trouxe inúmeras situações nunca antes enfrentadas pela AFA. “O maior desafio foi estar à altura desta missão. Ensinar e formar em um ano repleto de exceções exigiu ousadia e seguir em frente com iniciativas maravilhosas de uma equipe engajada”, explicou o ex-Comandante. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, mencionou a relevância da AFA para a FAB. “Esta Academia Militar traça, a cada turma formada, um pouco do destino da Força Aérea Brasileira, a quem é confiada a missão de Controlar, Defender e Integrar 22 milhões de km²”, disse.

O Coronel Gobett é o primeiro Comandante nascido em Pirassununga (SP), cidade que sedia a AFA desde o final da década de 1960. É piloto de Asas Rotativas, possui mais de 8.800 horas de voo em seu currículo, sendo destas 4.000 em instrução aérea. O Oficial destacou os desafios do cargo que assumiu. “Voltar para a AFA, agora na condição de Comandante, é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Com as experiências do passado e o que pude aprender recentemente com o Brigadeiro Ramiro, posso dar continuidade a este trabalho e enfrentar os novos desafios que virão. Sei que terei ao meu lado uma grande equipe eficiente e comprometida, o que me deixa mais confiante”, comentou o 45º Comandante a assumir o Ninho das Águias, como é conhecida a AFA.

Inauguração das Salas de Aula Temáticas da Intendência

Antes da cerimônia de Passagem de Comando, foram inauguradas duas salas de aula temáticas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes. A partir da colaboração da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e da Diretoria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (DIREF), duas salas de aula da Divisão de Ensino da AFA receberam mudanças estruturais e foram preparadas com modernos equipamentos de áudio, vídeo e interatividade.

O objetivo foi o de oferecer novas possibilidades na formação e capacitação dos futuros Oficiais de Intendência da FAB. Os ambientes oferecem diversas possibilidades de suporte tecnológico aos instrutores e docentes e também aos Cadetes Intendentes, que passam a ter à sua disposição modernas ferramentas de apoio à aprendizagem. “A evolução do poder aeroespacial é um processo contínuo e desafiador. As novas ameaças demandam um conhecimento crescente dos profissionais da área e os futuros Oficiais necessitam receber o que há de melhor em termos de preparo intelectual, ético, moral e físico. Nesse contexto, preparar a estrutura física é fundamental. As salas temáticas entregues hoje refletem um novo conceito que permite técnicas de ensino ativo e híbrido, com disposições flexíveis e um aparato tecnológico avançado”, afirmou o ex-Comandante da AFA, Brigadeiro Ramiro.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, destacou em seu discurso a importância do trabalho conjunto e da iniciativa da SEFA, DIRAD e DIREF na preparação das salas temáticas. “Esta é uma forma que a SEFA encontrou de manter cada vez mais vivo o paralelismo entre o quadro de Oficiais Aviadores e o quadro de Oficiais Intendentes. Muito mais do que inaugurar as salas, hoje podemos enaltecer e agradecer o trabalho da SEFA e da Intendência para a nossa Força”, pontuou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Gaedke e Soldados Vaz e João Oliveira / AFA

(CECOMSAER/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *