Gestores se reúnem para debater ensino nas Forças Armadas e na ESG

Gestores se reúnem para debater ensino nas Forças Armadas e na ESG

Para promover a integração entre os Estudos de Defesa desenvolvidos pelas Forças Armadas e pela Escola Superior de Guerra (ESG), ocorreu, na última quarta-feira (18), a Reunião de Gestores de Interação de Ensino (RGIE). Organizado pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS), o evento aconteceu na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, com debates de temas de interesse dos respectivos sistemas de ensino das organizações.

A reunião foi presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. E contou com a presença do Diretor do Departamento de Ensino do MD, General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, de 18 Oficiais-Generais, do Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Anderson Ribeiro Correia, além de 16 civis e militares.

Importantes definições da reunião devem direcionar, em 2021, as atividades na área de ensino das Forças Armadas e da ESG. Como, por exemplo, a definição do Calendário de Atividades Escolares Conjuntas, que terá ações para a interação do ensino militar, o alinhamento do ensino de Defesa Cibernética entre as Forças, a reestruturação do “Curso Superior de Defesa” (CSD), e medidas para o aperfeiçoamento dos cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia e de Altos Estudos de Defesa.

20201123_foto 1.jpg

Na ocasião, também estiveram presentes o Estado-Maior do Exército (EME), o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAer), a Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), o Núcleo de Implantação do Instituto Naval de Pós-Graduação (NIINPG), o Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN) e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Com fotos e informações do DEPENS

(MD Ascom/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *