Embratur completa 54 anos de atuação pelo turismo brasileiro

Embratur completa 54 anos de atuação pelo turismo brasileiro

Com o trabalho de divulgar os destinos turísticos brasileiros no exterior, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) foi homenageada nesta terça-feira (17) com o lançamento do selo comemorativo Embratur 54 anos. Criada em 18 de novembro de 1966, a instituição completa 54 anos nesta semana.

O selo postal personalizado e carimbo comemorativo foram lançados pelos Correios em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O selo é inspirado na nova marca da Embratur com as cores verde, amarela e azul, representando a Bandeira do Brasil.

Durante a cerimônia, o presidente da Embratur, Gilson Machado, informou que o Brasil receberá um dos quatro escritórios da Organização Mundial do Turismo, que é uma agência da Organização das Nações Unidas. Ele ainda destacou o potencial de crescimento do turismo brasileiro. “O Brasil vai, sim, ter o turismo como um grande motor da economia, igual ao agronegócio”, afirma.

Gilson Machado disse ainda que o Brasil é o país que mais tem potencial de recuperação do turismo após a Covid-19. “Hoje, de acordo com dados do Ministério do Turismo, já estamos 88% do nosso fluxo de turistas internos recuperado. Poucos países do mundo podem dizer isso. Temos nossas companhias aéreas voltando a trabalhar em torno de 80% das operações”, relata.

Mudanças dão autonomia a Embratur

A Embratur foi criada em 1966 com a função de fomentar a atividade turística ao viabilizar condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.

A partir da criação do Ministério do Turismo, em 2003, as atribuições foram direcionadas exclusivamente para a promoção internacional. Dessa forma, a atuação da Embratur ficou concentrada na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

Em novembro de 2019, o Presidente Bolsonaro assinou a Medida Provisória nº 907 que alterou a natureza jurídica do órgão. E, neste ano, promulgou a Lei nº 14.002, de 22 de maio, transformando a Embratur em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo com status de Serviço Social Autônomo. Com a mudança, a Embratur ganhou mais autonomia para executar ações e estratégias.

O órgão segue subordinado ao Ministério do Turismo, mas passa a ter orçamento próprio para as ações de promoção do país no exterior.

(PLANALTO/FM)

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