Medalha marcará centenário da primeira medalha de ouro olímpica

Medalha marcará centenário da primeira medalha de ouro olímpica

No dia 13 de outubro, o Diretor do Departamento de Desporto Militar da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, foi recebido na Casa da Moeda pelo Superintendente da área comercial, André Luiz Cutrim Gallózio, para tratar do lançamento da medalha comemorativa alusiva aos cem anos da conquista da primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos.

O evento está previsto para acontecer na primeira quinzena de dezembro deste ano, no Centro Militar de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro. Na ocasião, em comemoração ao centenário da medalha, será realizado o 51° Campeonato Brasileiro de Tiro, modalidade na qual o então Tenente Guilherme Paraense, em um feito histórico, conquistou, em 1920, na Antuérpia, Bélgica, o primeiro ouro olímpico brasileiro.

Na programação da celebração, também estão previstos o lançamento de um selo comemorativo dos Correios e a confecção, pela empresa Taurus, de 10 réplicas da pistola utilizada nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, que serão utilizadas na realização de uma prova nos mesmos moldes daquela em que o Brasil entrou para a história do desporto olímpico.

Por Maristella Marszalek

(MD ASCO M/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *