Forças Armadas garantirão segurança da votação em eleições municipais

Forças Armadas garantirão segurança da votação em eleições municipais

As Forças Armadas vão atuar nas eleições municipais de 2020. A autorização presidencial foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira (19), por meio do Decreto 10.522. Os militares atuarão na Garantia da Votação e Apuração (GVA). O trabalho das Forças Armadas será o de complementar as necessidades dos órgãos policiais locais.

O Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General José Eduardo Leal, ressalta que “a nossa missão na GVA é proporcionar, nas zonas eleitorais e nas seções eleitorais, em parceria com os órgãos de segurança pública, tranquilidade para que o cidadão exerça o seu direito de voto”.

Além disso, após solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Forças Armadas apoiarão o processo eleitoral com transporte, em locais de difícil acesso. O General Leal explica que, tanto a mobilização de pessoal militar para a segurança dos locais de votação, quanto o apoio logístico para regiões remotas do país são direcionadas pelo TSE.

MD_NOTICIAS_20201021_NOT03_F03.jpeg

“O TSE levanta, junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), os municípios que requerem a participação das Forças Armadas e isso chega para nós no tocante à distribuição de tropa para a GVA e para o apoio logístico no transporte de urnas”, explicou.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Divulgação Ministério da Defesa

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *