Escola de Comando e Estado-Maior comemora seus 115 anos de criação

Escola de Comando e Estado-Maior comemora seus 115 anos de criação

No dia 2 de outubro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) comemorou seus 115 anos de criação. As atividades alusivas a data iniciaram com a tradicional apresentação sobre a Escola e sobre a vida do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, patrono que está eternamente gravado na memória da ECEME, por sua extraordinária contribuição à reformulação da doutrina militar vigente, quando desempenhou as funções de Diretor de Ensino (1946-1949) e de Comandante (1954-1955).

Em seguida, foi realizada uma formatura comemorativa com entrega de medalhas militares aos integrantes da Escola. Por fim, ocorreu, na Galeria Honorífica da ECEME, o descerramento da placa em homenagem ao Professor Emérito Coronel Carlos Alberto Gaycurú Vizaco, ao Professor Honoris Causa Prof. Dr. Paulo André Leite Parente, e o Mérito Universitário à Profa. Dra. Eliete Bouskela, Prof. Dr. Joanisval Brito Gonçalves e Prof. Me. André Meyer Coelho, como forma de agradecimento e reconhecimento da instituição pelos feitos realizados em favor do ensino.

Estiveram presentes nas atividades comemorativas o General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, e o General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel, antigo Comandante da ECEME no biênio 2013/2014.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, agradeceu a presença das autoridades convidadas, parabenizando também os militares recebedores de medalhas e os professores homenageados. Nos 115 anos de existência da ECEME, o General Marcio aproveitou para destacar as qualidades do Marechal Castello Branco, sua carreira militar e seu papel estratégico em uma fase de construção nacional, onde foram necessários seu protagonismo e seu poder de coesão.

Durante os eventos, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras e ambientes abertos e ventilados.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *