Adestramento conjunto prepara militares para emprego de helicópteros em navios da Marinha

Adestramento conjunto prepara militares para emprego de helicópteros em navios da Marinha

Sempre preparados. Esse é um dos lemas das Forças Armadas. Para atingir esse objetivo, treinamentos constantes são realizados com o intuito de manter as tropas com elevada capacidade de pronta-resposta, sempre em condições de defender a Pátria. De 5 e 9 de outubro, o Ministério da Defesa promove um adestramento conjunto específico entre Marinha, Exército e Aeronáutica, que visa o emprego de helicópteros das Forças Singulares em navios da Força Marítima, bem como no apoio às Operações Especiais realizadas nos meios de transporte de mar. O treinamento é realizado no Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”, maior navio em atividade da Marinha. Para a ação, o navio ficará fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro.

Durante a semana, serão realizadas Operações Aéreas com helicópteros das três Forças, além do intercâmbio de Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) relacionados à infiltração e retirada de Forças Especiais por meios aéreos. Os procedimentos praticados também podem ser adotados em casos de evacuação aeromédica, evacuação de não-combatentes ou em operações humanitárias.

Nesse contexto, a interoperabilidade entre as Forças Armadas é o cerne da ação, que conta com a participação de cerca de 1.100 militares. O Capitão de Mar e Guerra Michael Vinicius Aguiar, Chefe do Estado-Maior do Adestramento Conjunto de Operações Especiais, ressalta a importância do emprego integrado da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. “Através desse exercício conjunto, nós desenvolvemos a nossa interoperabilidade para que as Forças Singulares possam operar dentro de um nível de capacitação muito alto. Desenvolver essas atividades aumenta a nossa capacidade, nivela conhecimentos e desenvolve as nossas táticas. Aqui, trocamos experiências”, disse.

Na segunda-feira (4) pela manhã, quatro helicópteros da Marinha pousaram no PHM Atlântico para dar início às atividades. Na terça (5), os helicópteros do Exército e da Força Aérea também participaram no adestramento.

Por Laylla Santos
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *