Formatura de Sargentos é prestigiada pelo Ministro da Defesa

Formatura de Sargentos é prestigiada pelo Ministro da Defesa

Ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, prestigiou a Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), mas não foi aberta ao público, familiares, amigos, padrinhos e madrinhas dos formandos, mas pode ser acompanhada no canal oficial da Marinha, no Youtube. A medida atende às recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Os 1.987 formandos, em seus trajes de gala, perfilaram-se sobre o gramado à frente do palanque de autoridades, montado às margens da Baía da Guanabara. Apesar do evento ter sido fechado, não faltou emoção, tanto entre as autoridades quanto entre os formandos. Parte desse momento de vitória foi destacado pelo Comandante do CIAA, Contra-Almirante Alexandre Reis Leite. Ele informou que, naquele momento, a transmissão ao vivo da cerimônia era acompanhada por mais de 7 mil pessoas.

O Comandante relembrou as apreensões, dificuldades e superações pelas quais os alunos passaram para chegar naquele momento. Também destacou a participação nas operações deflagradas este ano, como a Operação Covid-19 e Verde Brasil 2. “Muitos foram guarnecer hospitais, postos de saúde, fazer desinfecções e tantas outras atividades de combate, tendo que conciliar com as atividade de aprendizagem”, elogiou.

Em seguida, os paraninfos da turma, entre eles o Ministro da Defesa, entregaram divisas e prêmios escolares aos três militares que mais se destacaram. A cerimônia prosseguiu com a exibição de vídeo mostrando a entrega das insígnias pelas madrinhas e padrinhos, feita em ambiente residencial.

De volta ao palanque, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, dirigiu-se aos novos sargentos, destacando que, naquele momento, alcançavam a realização de um sonho, iniciado com intensa e seletiva trajetória que, com certeza, “todos se esforçaram para chegar aqui e passam a contribuir com a Força Naval e a soberania da Pátria”.

Ao dirigir-se aos formandos, o Presidente Jair Bolsonaro ressaltou que a presença deles ali é um degrau atingido, que “demonstra e comprova a dedicação, o empenho e a renúncia de muitas coisas, para conseguir uma formatura”, disse. Desejou, ainda, sucesso em suas carreiras.

A cerimônia foi encerrada com desfile em continência ao presidente da República, pela Companhia de Evolução do CIAA, e com a formação das palavras “CIAA a todo pano”, feita no gramado pelos novos sargentos. Eles formaram a frase enquanto entoavam Cisne Branco, a canção da Marinha. A expressão no gramado significa: usar todas as velas de que dispõe o veleiro, para obter o máximo de força e velocidade, explicou a cerimonialista do evento.

A formatura também foi prestigiada pelo Governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, pelo prefeito Marcelo Crivella, pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, além de outras autoridades militares e civis.

Por Margareth Lourenço
Fotos: divulgação Marinha do Brasil

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *