Esquadrilha da Fumaça representa Forças Armadas na cerimônia do Dia da Pátria

Esquadrilha da Fumaça representa Forças Armadas na cerimônia do Dia da Pátria

Sete de Setembro, Dia da Independência. Diante da pandemia do novo coronavírus, a Presidência da República suspendeu o tradicional desfile cívico na Esplanada dos Ministérios. Mas a data não poderia passar em branco.

MD_NOTICIAS_20200907_NOT02_F01.jpeg

O Dia da Pátria foi celebrado na Praça das Bandeiras, no Palácio da Alvorada. O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, prestigiou a solenidade ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e das demais autoridades civis e militares.

Em mensagem divulgada em redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), Fernando Azevedo falou da importância do Dia da Independência. “O Sete de Setembro foi um passo fundamental para a construção da nação brasileira. As Forças Armadas fazem parte dessa história, de liberdade e amor à Pátria. Que o dia da independência seja comemorado em todo o País e, principalmente, no coração de todos nós”, disse ele.

MD_NOTICIAS_20200907_NOT02_F03.jpeg

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), ou Esquadrilha da Fumaça, como é popularmente conhecido, abriu a cerimônia, rasgando o ar para escrever “Brasil” no céu azul e ensolarado da Capital Federal. Em seguida, foram executados o Hino Nacional e o Hino da Independência, pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, na Praça das Bandeiras, ao mesmo tempo em que era hasteada a Bandeira Nacional.

MD_NOTICIAS_20200907_NOT02_F02.jpeg

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou cercado por crianças, no Rolls Royce presidencial. A breve cerimônia durou cerca de meia hora, mas por mais de 15 minutos foi possível assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Sete aeronaves sobrevoaram o céu limpo de Brasília, com acrobacias e manobras arrojadas. Crianças, jovens e adultos olhavam para cima, maravilhados com as demonstrações.

MD_NOTICIAS_20200907_NOT02_F04.jpeg

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin, ressaltou que a Aeronáutica tem a honra de participar desse momento cívico. “Esquadrilha da Fumaça e Dia da Independência são nomes que o público espera ver juntos. Esse ano, devido à pandemia, apesar de não termos o tradicional desfile em Brasília, a Força Aérea Brasileira teve a honra de participar desse importante momento cívico. Tivemos o privilégio de representar as demais Forças e todos os brasileiros durante o evento”, pontuou.

MD_NOTICIAS_20200907_NOT02_F05.jpeg

O EDA treina suas demonstrações semanalmente e, quando chamado para eventos de grande porte, como esse, já está preparado. Durante a pandemia do novo coronavírus, as apresentações estão suspensas.

Vídeo do Hino Nacional
O Ministério da Defesa lançou um vídeo, em comemoração ao 7 de setembro, com o Hino Nacional brasileiro e imagens das Forças Armadas em atividade.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares e Antônio Oliveira

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *