Defesa celebra o Dia do Soldado

Defesa celebra o Dia do Soldado

Em comemoração à data magna do Exército Brasileiro, o Dia do Soldado foi celebrado na sede do Ministério da Defesa. O 25 de agosto homenageia o nascimento do patrono da Força Terrestre, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, soldado símbolo da Pátria.

O evento, ocorreu em 4 de setembro, na sede da Pasta. Na ocasião, o Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. A Medalha do Pacificador foi entregue ao Coronel Rodrigo de Almeida Vitória, ao Tenente-Coronel Bruno Tadeu Bezerra Paiva, à Capitão de Corveta Taryn Machado Senez, ao Capitão André Maurício da Silva Silveira, ao Primeiro-Tenente Leandro Severino dos Santos, ao Segundo-Tenente Serivaldo Carlos de Araujo, ao Subtenente Alexandre Santa Barbara de Sousa e aos Primeiro-Sargentos Marcelo Corrêa Vargas e Jozelei Pinheiro da Silva. O Segundo-Tenente Davidson de Melo Silva recebeu a Medalha Marechal Osorio.

O Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, destacou a importância do trabalho dos militares. “Quero reforçar o reconhecimento aos militares condecorados hoje, desejando-lhes todo o sucesso. Vocês tiveram total dedicação em suas ações e são reconhecidos com a imposição dessas medalhas”.

Logo após, houve a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol. Em um dos trechos, o oficial destacou a importância do Marechal Caxias. “Soldado Brasileiro! Para ser digno de todas essas qualidades, tome como exemplo para a sua vida o legado do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército Brasileiro”.

Saiba mais:  http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/12030125

Ainda no evento, os Subtenentes Paulo Cesar Salgado da Silva, Marcelo Augusto de Almeida, Cleomar Meneses Brasil, Jorge Fernandes Garce, Serivaldo Carlos de Araujo e Cezar Augusto Mendes receberam a espada que simboliza a promoção ao posto de Segundo-Tenente. A espada representa compromisso e tradição e assinala a posição hierárquica dos oficiais do Exército.

O evento ainda contou com a presença do Chefe de Logística e Mobilização, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Homenagem da ESG

A Escola Superior de Guerra também comemorou o Dia do Soldado. A solenidade ocorreu em 25 de agosto, nas dependências do Campus Brasília. A cerimônia, presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, contou com a presença do Comandante do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite.

A cerimônia teve início com a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, seguindo-se da imposição da Medalha Exército Brasileiro e da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias.

Em sua Ordem do Dia, o General Leal Pujol destacou a figura do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que galgou todos os postos da hierarquia militar, de Alferes a Marechal. Destacou, ainda, que Caxias foi político, exercendo a função de Presidente do Conselho de Ministros, além de Deputado e Senador do Império, dentre muitas outras funções que exerceu ao longo de sua brilhante carreira.

A Medalha Exército Brasileiro distingue cidadãos e instituições que tenham praticado ação ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias destina-se a homenagear e distinguir integrantes da Escola e personalidades, pelos serviços prestados à ESG. As medalhas condecoraram diversos militares, integrantes do Campus Brasília, em merecido reconhecimento pelos destacados serviços prestados.

Em suas palavras, o Almirante de Esquadra Borges enalteceu a figura do Patrono do Exército Brasileiro e enfatizou a participação histórica e atual dos “Soldados de Caxias” nos diversos empregos da Força, com destaque para as operações de Garantia da Lei e da Ordem e para inúmeras e variadas situações de apoio humanitário, tanto no Brasil quanto no exterior. O evento foi encerrado com as palavras do Comandante da ESG. Ele cumprimentou os agraciados pelo merecido recebimento das condecorações, que ensejam o reconhecimento da Instituição por seus esforços em bem cumprir suas missões.

Por Fernanda Mendes, estagiária sob supervisão de Margareth Lourenço
Fotos: Antonio Oliveira

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *