Chefes de Estado-Maior participaram de reunião que aborda temas de alto nível de Defesa

Chefes de Estado-Maior participaram de reunião que aborda temas de alto nível de Defesa

Os Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas participaram da quadragésima sexta reunião do Comitê, realizada no dia 03 de setembro. O evento ocorreu durante todo o dia, na sede do Ministério da Defesa, e é presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

Antes de dar início às discussões contidas na pauta, houve, em breve cerimônia, a despedida do Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth. O militar integrou o Comitê em cinco reuniões, nos anos 2019 e 2020, sendo a última em 6 de maio. Após essa data, o Almirante foi designado para exercer o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar.

MD_NOTICIAS_20200904_NOT04_F01.jpeg

Além do Brigadeiro Botelho e do homenageado, estavam presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos; e o Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

MD_NOTICIAS_20200904_NOT04_F02.jpeg

Durante a cerimônia, o Brigadeiro Botelho presenteou o homenageado com uma lembrança, pelos notáveis serviços prestados durante sua participação no Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas. Em suas palavras de despedida, o Almirante Nazareth agradeceu pela atenção que lhe foi dispensada pelo Chefe do EMCFA. Ele ainda elogiou a forma como o Brigadeiro trabalha. “Sabe ouvir ao ser assessorado e toma decisões com grande capacidade conciliadora”, destacou. Por sua vez, o Brigadeiro agradeceu as palavras do Almirante e reforçou a maneira afável e o “grande empenho de organização com a qual tanto o Almirante Nazareth quanto os demais integrantes do Comitê atuam”.

Após as despedidas ao Almirante Nazareth, teve início a reunião. Os participantes abordaram temas de acordo com a atuação das Forças Armadas e com o escopo do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

MD_NOTICIAS_20200904_NOT04_F03.jpeg

Esse é o terceiro encontro do Comitê em 2020. A reunião ocorre de forma presencial, com os participantes seguindo as recomendações de distanciamento preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os temas tratados dão continuidade aos abordados nos encontros anteriores e são focados no assessoramento ao Ministro de Estado da Defesa, em assuntos referentes ao emprego conjunto das Forças sob diversos aspectos, como exercícios e operações, políticas e estratégias, logística e mobilização, equipamentos de defesa, inteligência e outros.

A Reunião do Comitê de Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas foi criada pelo então Ministro da Defesa Nelson Jobim, em 25 de agosto de 2010. A necessidade desses encontros decorre da Estratégia Nacional de Defesa e, além de auxiliar o Ministro da Defesa, contribui para a atuação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em consonância com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, quanto aos diversos temas civis e militares.

Por Margareth Lourenço, com informações do EMCFA
Fotos: Alexandre Manfrim

(MD ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *