Ministério da Defesa — 15 de janeiro de 2018 3:50 pm

Ministro Raul Jungmann participa de evento na ilha de Fernando de Noronha

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou no dia 04 de agosto, em Recife (PE), do evento “Fernando de Noronha Integrada – I workshop sobre conexão da ilha ao continente”, no Centro de Formação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). O evento teve por objetivo discutir a construção de um cabo submarino que levará energia e fibra ótica de dados do continente ao arquipélago de Fernando de Noronha.
“No Ministério da Defesa, já estamos há algum tempo trabalhando com o tema Amazônia Conectada que por meio de cabos óticos irá integrar uma boa parte da Amazônia. Serão 7.800 quilômetros nos rios da Amazônia e com a possibilidade, além da transferência de dados, de levar também energia elétrica. Temos 900 km já lançados, com a capacidade de fazer a comunicação de Manaus a Tefé”, declarou Jungmann.
O evento contou com a participação dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; de Minas e Energia; da Defesa; e da Educação, além de outros órgãos, companhias e empresas.
O Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, General Decílio de Medeiros Sales, abordou os desafios da implantação do cabo. “Nossa grande dificuldade é construir um cabo a baixo custo. Para isso, estamos convidando empresas e fabricantes e colocando esse desafio, para que possamos adequar a solução ao orçamento”, ressaltou.
O projeto de Fernando de Noronha está sendo desenvolvido em parceria com os Ministérios da Defesa e de Minas e Energia, além do governo do estado de Pernambuco, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Diversos benefícios estão atrelados à construção do cabo, incluindo ambientais, como a redução da emissão de poluentes no arquipélago.
A abertura do seminário contou ainda com a presença do Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio; a Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Nascimento; o Diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin; o Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões; e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo.

Foto: Divulgação/MEC/MD

(MD ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

— required *

— required *