Marinha — 9 de janeiro de 2018 5:32 pm

III Encontro de Presidentes de SOAMAR é realizado em Brasília

Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte sendo agraciado com um quadro

No dia 28 de julho, a Capital Federal, Brasília (DF), recebeu mais de 60 representantes no III Encontro de presidentes de SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha). Oriundos de todo o país, os participantes se reuniram para dialogar sobre os projetos em andamento e trocar experiências acerca de temas relacionados à sociedade civil e à Marinha do Brasil (MB).
O evento iniciou com uma palestra ministrada pelo presidente nacional da SOAMAR, Orson Féres. Ele expôs a situação do grupo em diversas regiões do Brasil e destacou alguns projetos de sucesso. Na sequência, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, assumiu o microfone e palestrou sobre a importância estratégica do mar para o Brasil.
Líderes de iniciativas como a “Operação Cisne Branco” (concurso de redação para alunos do Ensino Fundamental e Médio, promovido pela Marinha) e o “Projeto Amazônico de Atendimento Oftalmológico” estiveram presentes. Tereza Velho, ex-presidente da SOAMAR-Brasil e fundadora da “Operação Cisne Branco”, contou que sua atuação junto à Marinha começou em meados dos anos 1970. ”Na época, eu era uma professora e por isso sugeri um concurso de trabalhos escolares que poderiam ser desde uma redação ou desenho até um trabalho artístico. O primeiro prêmio foi uma bicicleta doada e até hoje me emociono quando me lembro do dia da entrega. Aqueles alunos se dedicaram de verdade”, disse ela.
O encontro acontece anualmente, desde 2015, e é coordenado pelo Centro de Comunicação Social da Marinha que, além dessa atribuição, atua como um elo entre as SOAMAR e a MB.

(CCSM/FM)

Tags:
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *