Exército — 11 de janeiro de 2018 4:08 pm

3º Divisão de Exército denominada de Encouraçada comemora seu 109º aniversário

A 3ª Divisão de Exército (3ª DE) completou, no dia 06 de agosto, 109 anos de história. A solenidade comemorativa, presidida por seu Comandante, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, foi realizada na citada data, no 1º Regimento de Carros de Combate.
No inicio da cerimônia, foi executado o toque de “Presença de Ex-Combatente”, como homenagem do Exército Brasileiro ao senhor Taltíbio de Melo Custódio, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira presente na solenidade que, com sacrifício, bravura e glória, soube defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial.
Foi cantada a canção da “Divisão Encouraçada” e, após, ocorreu a leitura de um texto alusivo à data. Como reconhecimento pela integração, amizade, apoio e participação conjunta nas diversas missões realizadas por esse Grande Comando, foi concedido o Diploma de “Amigo da 3ª Divisão de Exército” a personalidades locais. Também foi realizada a entrega da medalha comemorativa ao Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança ao Comando das Grandes Unidades Subordinadas à Divisão Encouraçada: 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria), Artilharia Divisionária da 3ª DE (Cruz Alta), 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago), 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana), e 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé).
Durante suas palavras, o General Amaro dedicou a formatura e as comemorações do aniversário à memoria dos ex-integrantes da 3ª Divisão de Exército que contribuíram para o seu desenvolvimento operacional desde que ela foi criada em 1908 como 3ª Brigada Estratégica.
A “Reserva Encouraçada” abriu o desfile no encerramento da solenidade, seguida da tropa e, após, ocorreu o desfile motorizado, mecanizado e blindado.
O evento proporcionou o estreitamento dos laços de amizade e interação dos integrantes deste Grande Comando com ex-integrantes da Divisão Encouraçada e a comunidade santamariense.
Seu marco inicial foi a criação, em 1908, da 3ª Brigada Estratégica que teve seu quartel-general instalado nesta cidade.
A 3ª Brigada Estratégica foi constituída num período que o Exército Brasileiro vivia profundas transformações, no decorrer dos anos, a 3ª Brigada viria a receber as denominações de 9ª Brigada de Infantaria e 5ª Brigada de Infantaria, esta última extinta, em 1938, para dar origem à Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria, integrada por diversas unidades do RS.
Durante a 2ª Guerra Mundial, com o envio de mais de 250 militares para o Teatro de Operações Europeu, a Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria deu importante contribuição à Força Expedicionária Brasileira.
Terminada a guerra, ocorre a transformação da Infantaria Divisionária da 3ª DI para 3ª Divisão de Infantaria, reunindo tropas de diferentes armas e serviços.
Em 1971, a 3ª Divisão de Infantaria foi extinta para dar lugar à 3ª Divisão de Exército, que oito anos mais tarde passou a ostentar a denominação histórica de “Divisão Encouraçada”, como lídima herdeira dos feitos e das tradições da 3ª Divisão de Infantaria do Exército Imperial que, sob o comando do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, cobriu-se de glórias nas batalhas da Guerra da Tríplice Aliança.

(CCOMSEX/FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *