Marinha, Ministério da Defesa — 22 de novembro de 2017 5:59 pm

Ministro da Defesa participa de cerimônia de entrega de espadim na Escola Naval

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou, no dia 03 de junho, de cerimônia de entrega de espadim a 227 alunos da Escola Naval, no Rio de Janeiro. A turma de aspirantes do primeiro ano tem em sua composição 11 mulheres e dois integrantes da Marinha de Cabo Verde e Honduras. Em discurso, o ministro destacou o compromisso que os alunos “ora assumem voluntariamente com a Pátria”.
“Isso representa o espírito de dedicação e abnegação pessoal que deve guiar seus passos todos os dias no serviço à Marinha do Brasil”, afirmou.
Jungmann explicou que a Escola Naval, o mais antigo estabelecimento de ensino superior do Brasil, “não tem poupado recursos para garantir-lhes uma sólida formação acadêmica e moral, oferecendo salas de aula e laboratórios modernos e bem equipados”.
E prosseguiu: “um corpo docente altamente comprometido e qualificado; instalações esportivas e de apoio diferenciadas; três Avisos de Instrução – navios em que os alunos realizam importantes aulas práticas de navegação e manobras táticas; além de embarcações de remo e à vela; um planetário; e diversos simuladores”.
Ainda no discurso, o ministro disse que os espadins que os aspirantes acabaram de receber “simbolizam tanto o reconhecimento de seus primeiros passos rumo à formação como oficiais quanto à motivação e as expectativas para enfrentar os muitos e importantes desafios que estarão à sua frente nesse intenso período que ora se inicia”.
O ministro lembrou que os alunos “serão muito cobrados, não somente em termos acadêmicos, mas também em capacidade física e em correção de atitudes, para que, ao final deste ciclo de estudos, estejam prontos para exercerem suas funções profissionais como verdadeiros líderes”.

Entrega de espadim

A cerimônia de entrega de espadim aos 227 alunos do primeiro ano da Escola Naval ocorreu no pátio do colégio. O ministro da Defesa chegou à escola, sendo recebido pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Bacellar Ferreira. Após passar em revista a tropa, Jungmann se posicionou no palanque principal para o início do evento.
O Comandante da Escola Naval, Almirante Nilton de Almeida Costa Neto, afirmou em seu pronunciamento que os aspirantes chegaram àquele momento da formatura com muito afinco e superando os desafios que tiveram nos últimos meses de estudos intensos e atividades inerentes à preparação ao quadro da Marinha.
Em seguida ocorreu o juramento à Bandeira Nacional e o sobrevoo de dois aviões AF 1 do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Força Naval. Os alunos também desfilaram em continência à Bandeira do Brasil.
O Comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, em discurso, afirmou que a carreira escolhida pelos alunos “os trará uma bela e fascinante experiência, repleta de desafios e realizações em que conhecerão a verdadeira grandeza do seu país, terão contato com novas culturas, e ao seu dispor se apresentarão inúmeras oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional”.
O evento foi concluído com desfile dos alunos da Escola Naval. Até a formação, os aspirantes terão mais quatro anos de estudos.

Foto: Divulgação/Escola Naval/MD

(MD ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

— required *

— required *