Marinha — 22 de novembro de 2017 5:30 pm

Diretoria de Portos e Costas completa 110 anos

Ex-Diretores da DPC

No dia 11 de junho, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) completou mais um ano de serviços prestados à nação. Como parte das comemorações, foi realizada, no dia 12 de junho, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia alusiva ao 110° aniversário da organização militar.

A solenidade contou com a participação de 11 ex-diretores da DPC, dentre os quais o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior. O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cesar de Quadros Küster, autoridades militares e representantes da comunidade marítima também prestigiaram o evento.
Em seu pronunciamento, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, relembrou as conquistas da DPC ao longo do último ano, destacando o empenho da tripulação para atender às demandas relacionadas ao Poder Marítimo. Entre elas, citou o início do curso da especialidade “Segurança do Tráfego Aquaviário” (SQ), a formação de novos oficiais temporários vistoriadores e inspetores navais e a constante participação da DPC em fóruns e debates ligados à poluição do meio ambiente hídrico.

Vice-Almirante Lima Filho entre os agraciados da segunda edição do “Premio DPC de Qualidade”

Por fim, o DPC agradeceu aos ex-diretores pelo reconhecido legado de competência e profissionalismo deixado, afirmando: “Continuamos com determinação, entusiasmo e amor à Marinha e ao Brasil, seguindo os seus exemplos e honrando o nosso lema: DPC, mares e rios seguros e limpos”.

Prêmio DPC de qualidade

Ainda no dia 12, a DPC realizou a entrega da segunda edição do “Prêmio DPC de Qualidade”. A premiação é uma iniciativa que visa inspirar e motivar as capitanias, delegacias e agências a aprimorarem, ainda mais, o desempenho de suas atividades.
Na ocasião, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, anunciou as organizações militares vencedoras em suas respectivas categorias: Capitania dos Portos de Santa Catarina (5º Distrito Naval); Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (2º Distrito Naval); e Agência Fluvial de Penedo (3º Distrito Naval), que receberam troféus e certificados das mãos dos ex-diretores da DPC: Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira (2010-2012); Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior (2012-2013); e Almirante de Esquadra, reformado, Hernani Goulart Fortuna (1984-1987).

Cerimônia alusiva ao 110º aniversário da DPC, no CIAGA

O “Prêmio DPC de Qualidade” é uma homenagem às Organizações Militares que se destacaram na avaliação anual de atendimento ao público e de prestação de serviços nas áreas de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e Ensino Profissional Marítimo (EPM), além de ser um incentivo às Capitanias, Delegacias e Agências que tanto contribuem para honrar o compromisso com a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana nos mares e hidrovias interiores.

Foto: CCSM

(CCSM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *