Marinha — 22 de novembro de 2017 6:35 pm

Comando do 2º Distrito Naval realiza cerimônia dos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo

No dia 10 de junho, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) conduziu cerimônia militar do 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, realizada, pela primeira vez em muitos anos, no Forte de Santo Antônio da Barra, um dos principais cartões postais da cidade de Salvador (BA). No local está instalado o famoso Farol da Barra, o mais antigo do continente americano, aceso desde 1698.
A cerimônia comemorativa foi iniciada às 11h, com leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da mensagem do Presidente da República alusivas à Data Magna da Marinha e a imposição das condecorações da Ordem do Mérito Naval a autoridades e personalidades civis e militares.
Durante a cerimônia, ao largo do Farol da Barra, estiveram fundeados o Navio Doca Multipropósito “Bahia” e a Fragata “Independência”, que vieram a Salvador para as comemorações dos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Na ocasião, os navios da Esquadra estavam acompanhados por uma unidade-tarefa de navios distritais, composta pela Corveta “Caboclo”, Navio Patrulha “Guaratuba”, Aviso de Patrulha “Dourado” e Navio Balizador “Tenente Boanerges”. Este último realizou salva de 17 tiros de canhão ao toque de Comandante em Chefe, em homenagem ao Almirante Barroso, atraindo a atenção dos frequentadores da praia da Barra para os navios fundeados.
No largo do Farol da Barra, foi realizada uma exposição das Organizações Militares subordinadas ao Com2ºDN, com maquetes, equipamentos militares, informações sobre como ingressar na Marinha e sobre a “Amazônia Azul” e, ainda, uma pista de atividades para crianças, montada pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
À imprensa, o Vice-Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval, falou sobre o significado das comemorações da Data Magna da Marinha. “Hoje, celebramos não a guerra em si, que é sempre triste e lamentável, mas os valores dos heróis de Riachuelo que, na Marinha do Brasil, cultuamos até os dias atuais”, declarou.
Cerimônias militares alusivas aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo também foram realizadas nas Organizações Militares subordinadas ao Com2ºDN situadas nas cidades de Aracaju-SE, Pirapora-MG, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa-BA.
No dia 07 de junho, a Câmara Municipal de Salvador (BA) realizou sessão especial em homenagem aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. A cerimônia teve início com o canto do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa), seguido da exibição de vídeo produzido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Foto: CCSM

(CCSM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *