Exército — 21 de novembro de 2017 7:37 pm

90 Anos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro

Em 22 de abril de 2017, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ) completou 90 anos de criação. Essa célebre data foi comemorada em 29 de abril, com uma grande solenidade, quando foram feitas alusões aos feitos do seu fundador, patrono e guia: Tenente-Coronel Correia Lima. Além disso, também foram celebrados os 25 anos de fundação da Associação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (AORE/RJ) e os 20 anos do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR).
Uma tropa composta por ex-alunos e oficiais temporários da reserva e da ativa formados no Estabelecimento de Ensino desfilaram à frente do grupamento de alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 2017. Após a formatura, o CPOR/RJ foi agraciado com uma apresentação de dança, na qual os jovens do ProFesp homenagearam à Unidade.
Diversas organizações militares da 9ª Bda Inf Mtz apoiaram o evento, expondo seus modernos materiais e equipamentos de emprego militar das Armas, Quadros e Serviços.
Após a solenidade, foi proferida uma palestra em alusão aos aniversários da AORE e do CNOR, quando foram reverenciados e homenageados seus fundadores, os antigos oficiais R/2 que prestaram relevantes serviços ao Exército e ao País, muitos dos quais não estão mais entre nós. Uma homenagem especial foi prestada ao Oficial R/2 e ex-aluno mais antigo presente, o Ex-Combatente 2º Ten R/2 Israel Rosenthal, também em honra aos seus feitos na Força Expedicionária Brasileira.
A cerimônia contou com as presenças do Gen Div Décio dos Santos Brasil, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do Gen Div André Luiz Novaes Miranda, Diretor de Educação Superior Militar; de Comandantes de organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro; de militares da Força Aérea Brasileira; de presidentes das Associações de Oficiais da Reserva de diversos Estados; de autoridades civis; de ex-alunos; e de crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (ProFesp).
O evento foi uma ótima oportunidade de integração de gerações entre os oficiais R/2 de ontem e de hoje, e destes com os alunos recém-incorporados às fileiras do Exército. Além de oportunizar ao novo Diretor de Educação Superior Militar, Gen Div Novaes, conhecer nossas instalações, nossos militares e o material e as diversas organizações militares que nos apoiam constantemente.
Ao longo de seus 90 anos de existência, o Centro Tenente-Coronel Correia Lima continua trabalhando incansavelmente na formação dos oficiais combatentes temporários e, por intermédio deles, na difusão dos valores de nossa Instituição no âmbito da sociedade.

(CCOMSEX/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *