Exército — 22 de novembro de 2017 5:11 pm

32° Grupo de Artilharia de Campanha celebra Dia da Artilharia

Fundamental no campo de batalha. Assim pode ser resumida a importância da Artilharia, principal meio de apoio de fogo do Exército. No dia 10 de junho, é celebrado o Dia da Artilharia, a Arma dos fogos largos, densos e profundos. Organizações militares de Artilharia de todo o Território Nacional realizam atividades para comemorar a importante ocasião.
Em Brasília, a data foi marcada por uma formatura no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), Grupo D. Pedro I. Artilheiros de ontem, de hoje e de sempre comemoraram o dia de uma das mais tradicionais Armas da Força Terrestre. A data comemorativa foi escolhida por ser o dia do nascimento do Marechal Emílio Luís Mallet, Patrono da Artilharia, herói militar nas campanhas da Cisplatina, Revolução Farroupilha e a Guerra da Tríplice Aliança.
A cerimônia teve a participação de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Durante a solenidade, foi colocada uma corbélia de flores no busto do Patrono, em reverência aos seus notáveis feitos.
Um desfile com efetivo do 32º GAC, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e também da Bateria Caiena, trajando seu uniforme histórico, encerrou a solenidade. Militares da Arma de Artilharia presentes no evento, tanto da ativa, quanto da reserva, também desfilaram, junto aos estudantes do Colégio Militar de Brasília.


A Artilharia é a única Arma do Exército Brasileiro a operar exclusivamente com dois Sistemas: Apoio de Fogo e Defesa Antiaérea. Vital desde a Antiguidade, ela transformou-se com a dinâmica da evolução tecnológica. Hoje, ao lado de armamentos que há décadas são orgânicos de seus quartéis, modernos meios possibilitam novos padrões operacionais à Arma. Como exemplo, temos o Sistema Astros e os mísseis IGLA, de Defesa Antiaérea.
O papel da Artilharia, como no passado, segue fundamental, pois é com o fogo que se ganham as batalhas.

Foto: CCOMSEX

(CCOMSEX/ FM)

Deixe uma resposta

— required *

— required *