Exército — 4 de outubro de 2017 7:17 pm

CMP e 11ª RM celebram seus 57 anos de criação

PAG 16

A comemoração do 57º aniversário de criação do Comando Militar do Planalto (CMP) e da 11ª Região Militar (11ª RM) foi marcada por uma cerimônia no dia 27 de abril. A solenidade no Campo de Parada Marechal José Pessoa contou com um desfile de mais de mil homens e mulheres de organizações militares diretamente subordinadas, além de tropas hipomóveis, motorizadas e mecanizadas, destacando-se as viaturas integrantes do Programa Astros 2020.
O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, em seu discurso, fez um breve histórico da instituição, com ênfase na dimensão do trabalho realizado, como por exemplo, a contribuição com a Guarda e o Cerimonial Militar da Presidência da República, e a complexidade que demanda, visto que a organização militar está localizada, politicamente, no centro das ações estratégicas para o País.
Na oportunidade, foram entregues diplomas de “Colaboradores Eméritos do Exército”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Força. Receberam a homenagem o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Marco Aurélio Bruno Cresto; o Senhor Gilberto Alves Marinho, Delegado da Escola Superior de Guerra; o Senhor Fábio de Lauro Rigueira, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal; e o Senhor José Oleskovicz, representando a Primeira Região Fiscal da Secretaria da Receita Federal.
Em reconhecimento àqueles que se dedicam para o desenvolvimento do Exército Brasileiro, em especial do Comando Militar do Planalto, outros nomes foram agraciados com o diploma “Amigos do CMP”. São eles: o Coronel Marcelo Costa Câmara, Diretor do Estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias (a Gráfica do Exército); a Senhora Joana D’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello, Subsecretária de Segurança Cidadã; e o senhor Alexandre Veloso, Assessor Especial da Secretaria de Segurança Cidadã.
Além das presenças do Comandante do CMP e do Comandante da 11ª RM, General de Brigada Riyuzo Ikeda, a atividade recebeu, ainda, os eternos Comandantes do CMP: General de Exército Renaldo Quintas Magioli, General de Exército Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, General de Exército Araken de Albuquerque, General de Divisão Carlos Roberto Figueiredo Uchôa de Moura e General de Divisão Luiz Adolfo Sodré de Castro. Eternos Comandantes da 11ª RM também se fizeram presentes: General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, General de Divisão João Carlos de Jesus Corrêa e General de Brigada Paulo Davi de Barros Lima.

Jogos Desportivos do CMP

A semana de comemorações foi iniciada em 24 de abril, com um culto ecumênico e a cerimônia de abertura dos Jogos Desportivos do CMP, quando uma pira, simbolizando o espírito competitivo, foi acesa. Aproximadamente 450 atletas, divididos em oito equipes, disputaram quatro modalidades: futebol, cross country, natação e orientação.

Histórico das duas organizações militares

Em 1958, um aquartelamento de madeira, próximo ao Palácio da Alvorada, foi a sede da primeira organização militar do Exército Brasileiro na nova Capital Federal, que começava a surgir no coração do Brasil. Dois anos depois, em 25 de abril, apenas quatro dias após a inauguração de Brasília, foi criado o Comando Militar de Brasília e a 11ª Região Militar, abrangendo os territórios do novo Distrito Federal, do Estado de Goiás e o Triângulo Mineiro.
Em 21 de junho de 1967, fruto de uma reestruturação da Força, houve a extinção do Comando Militar de Brasília e a incorporação da 11ª RM ao então I Exército, sediado no Rio de Janeiro (RJ).
A atual denominação surgiu em 26 de fevereiro de 1969, com a criação do Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar, frente à necessidade de enquadrar os efetivos militares dessa área. Naquela ocasião, assumiu o comando do CMP o General de Exército Luciano Phaelante Casales. Já a 11ª RM, foi comandada pela primeira vez pelo General de Divisão Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa.

(CCOMSEX/FM)

Deixe uma resposta

— required *

— required *