Ministério da Defesa — 1 de agosto de 2017 6:54 pm

Secretaria Geral do Ministério da Defesa comemora quatro anos de criação

Entre as competências da Secretaria estão: assessorar o Ministro da Defesa na definição de diretrizes e coordenar diversos órgãos internos

Entre as competências da Secretaria estão: assessorar o Ministro da Defesa na definição de diretrizes e coordenar diversos órgãos internos

Em cerimônia com a presença do Ministro Raul Jungmann, a Secretaria Geral (SG) do Ministério da Defesa comemorou, em 11 de abril, quatro anos de atividades. Entre as competências da Secretaria estão: assessorar o Ministro da Defesa na definição de diretrizes e coordenar diversos órgãos internos. A SG foi instituída pelo Decreto 7974, de 1º de abril de 2013.

“O ministro conta com dois braços aqui dentro: um, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que representaria, generalizando, o braço militar; e o outro seria exatamente a Secretaria Geral, que poderíamos chamar o braço civil. Esses são os dois grandes pilares da atuação do Ministério da Defesa”, disse o ministro Jungmann para caracterizar a importância da Secretaria.
Jungmann lembrou que, apesar dos 17 anos de existência, o Ministério da Defesa ainda está em construção. É um órgão de Estado, de atuação de primeiro nível e, por isso, conta com dois segmentos: o militar e o civil.
O ministro ainda enfatizou a diversidade de ações da Secretaria Geral. “Ela trata de ampla gama de ações, que vão desde o orçamento, passando pelos esportes, chegando ao Censipan, passando pelo Calha Norte. Enfim, uma grande quantidade de responsabilidades e atribuições. Por isso, me parece muito justa esta homenagem”, ressaltou.
Para as tarefas que serão levadas pela Secretaria nos próximos anos, o ministro lembrou do planejamento de um concurso público para ingresso de pessoal civil no MD. “Este ministério não terá concluída a sua construção enquanto não tivermos um concurso público para gestores na área de defesa”, afirmou Jungmann.
Em seu discurso, o secretário geral, General Joaquim Silva e Luna, agradeceu aqueles que antecederam à sua gestão e falou sobre as cinco grandes vias de atuação da Secretaria: de Organização Institucional (Seori), de Produtos de Defesa (Seprod), de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Departamento do Programa Calha Norte (DPCN).
“Esses quatro anos, que ora celebramos, foram de intenso trabalho. Pela natureza de sua missão executiva, a Secretaria Geral reúne atividades variadas, complexas e sensíveis, no nível operacional, mas também nos níveis políticos e estratégicos. Tem que se antecipar a fatos portadores de conflitos e dar conformidade e consequência a todos as demandas que recebe”, disse Silva e Luna.

A Secretaria Geral do Ministério da Defesa em comemoração aos 4 anos de atividades

A Secretaria Geral do Ministério da Defesa em comemoração aos 4 anos de atividades

Participaram da cerimônia o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Brigadeiro Eduardo Machado Viera; Chefe de Logística, Almirante Leonardo Puntel; secretário de Produtos de Defesa, Flávio Augusto Correia Basílio; Diretor geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guedes Soares e diretor do programa Calha Norte, Brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas.

Diploma Destaque

Como parte da comemoração do 4º ano da Secretaria Geral, 19 servidores foram agraciados com um diploma destaque, pelas os serviços prestados em suas funções nos diversos setores que compõe a Secretaria.
“O reconhecimento deste diploma mostra que o nosso trabalho está sendo visto por toda a Secretaria Geral e, principalmente, no âmbito do projeto de interação dos sistemas de saúde do Ministério da Defesa”, contou a servidora civil Patrícia Siqueira de Medeiros, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS).
Já o servidor militar, subtenente Willian César do Nascimento, do Departamento de Desporto Militar, sentiu-se honrado pelo reconhecimento. “Nós somos só um elemento e trabalhamos para o grupo. Então, em nome da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), fico muito feliz com esse reconhecimento da secretaria e agradeço a minha família e a todos por essa honraria”, disse Willian.
Entre os agraciados, estavam integrantes das Secretarias: de Organização Institucional (Seori), de Produtos de Defesa (Seprod), de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN), além de membros do próprio Gabinete da Secretaria-Geral.

Fotos: Sgto Manfrim/MD

(MD ASCOM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *