Exército — 1 de agosto de 2017 6:43 pm

O Dia do Exército comemorado em todo Brasil

Além da formatura na Capital nacional, Brasília, o Dia do Exército foi comemorado em todo o Brasil, em cerimônias militares e diversos eventos com grande presença de público civil. A programação incluiu ações de cunho cívico-social, como arrecadação de alimentos para instituições de caridade e apresentações musicais. As atividades tiveram o objetivo de celebrar a passagem da significativa data, que marca a gênese da Força Terrestre e da própria nacionalidade brasileira, pois foi a união das etnias formadoras de nosso povo que permitiu a vitória sobre o invasor estrangeiro, na epopeia de Guararapes, em 19 de abril de 1648.

O Dia do 2
Em Pernambuco, cenário onde ocorreram as batalhas que deram origem ao Exército Brasileiro, o Comando Militar do Nordeste realizou formatura alusiva à data no Quartel-General do Curado, no Recife (PE), com presença de autoridades como o Ministro da Defesa. Entre outras atividades, foi promovido um painel de História Militar sobre “O Brasil Holandês” e realizada uma campanha que arrecadou meia tonelada de alimentos para entidades assistenciais.

O Dia do 3
Outro importante monumento brasileiro também ganhou iluminação comemorativa ao 19 de abril. Foi o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), onde o Comando Militar da Amazônia desenvolveu uma série de atividades comemorativas.
Em Florianópolis (SC), área do Comando Militar do Sul, a banda de música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou apresentações ao ar livre, no Terminal de Integração e na Escadaria da Catedral Metropolitana, chamando a atenção do público.
O Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), e o Comando Militar do Norte, em Belém (PA), promoveram exposições e apresentações musicais, além de orientação ao público sobre temas como formas de ingresso na Força e práticas de saúde, dentre outras atividades.
Já na área do Comando Militar do Sudeste, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), realizou uma formatura histórica alusiva à ocasião. A cerimônia contou com a presença, em forma, das primeiras alunas ali matriculadas, pioneiras na linha de ensino militar bélica da Força.
Na área do Comando Militar do Leste, o destaque ficou por conta da iluminação especial projetada no Cristo Redentor, monumento mais conhecido e visitado do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Esse verdadeiro símbolo do País ganhou a cor verde-oliva, em uma significativa e emocionante homenagem ao Exército.

Foto: CCOMSEX

(CCOMSEX/ FM)

Medalha Exército Brasileiro

Miguel Grinspan, Blajberg, cel Cyrillo, dr Labanca, comte Melo, cel Leitão e Ten R/1 Rosenthal

Miguel Grinspan, Blajberg, cel Cyrillo, dr Labanca, comte Melo, cel Leitão e Ten R/1 Rosenthal

No Rio, em cerimônia no Salão de Honra do Palácio Duque de Caxias, Centro do Rio de Janeiro, sede do Comando Militar do Leste, o Professor Israel Blajberg foi agraciado com a Medalha Exército Brasileiro, aposta pelo General de Exército João Camilo Pires de Campos, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Patrícia Amorim, Israel Blajberg e Tenente R/1 Rosenthal

Patrícia Amorim, Israel Blajberg e Tenente R/1 Rosenthal

Foto: Comando Militar do Leste e Luis Mendes

(Prof. Blajberg/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *