Ministério da Defesa — 4 de maio de 2017 8:43 pm

Ministro Jungmann entrega Medalha do Mérito Desportivo Militar

Ministro Jungmann entrega Medalha

Em cerimônia no III Comando Aéreo Regional (COMAR), o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, entregou no dia 17 de março, a Medalha do Mérito Desportivo Militar. O ministro destacou a importância do incentivo ao desporto militar e os resultados obtidos pelos atletas de alto rendimento nas últimas competições esportivas, entre elas os Jogos Olímpicos, em Londres 2012, e no Rio, em 2016.
“O nosso sonho é tentar aumentar a participação em até 30% dos atletas militares nos próximos Jogos Olímpicos”, ressaltou.
Jungmann afirmou que as estatísticas de homicídios apontam que jovens da faixa etária 18 a 24 anos são as principais vítimas. “A prática esportiva é um dos principais indutores no sentido de afastar os jovens do crime”, comentou.

Mérito Militar

O ministro Jungmann veio ao Rio para participar da cerimônia que condecorou militares brasileiros que se destacaram em competições esportivas nacionais e internacionais, bem como militares e civis brasileiros e estrangeiros que prestaram relevantes serviços ao desporto militar do Brasil. Em discurso, o ministro salientou que o País está vivendo “um momento histórico na trajetória do desporto militar brasileiro”.
Segundo ele, o Programa Atleta Militar de Alto Rendimento (PAAR), iniciado em 2008, “colheu seus primeiros frutos nos V Jogos Mundiais Militares, no Rio, em 2011, quando o Brasil alcançou o primeiro lugar no quadro de medalhas”. O ministro lembrou que nos anos seguintes, o País conquistou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos realizados em Londres, em 2012, e ficou em segundo lugar no quadro de medalhas dos VI Jogos Mundiais Militares ocorrido na República da Coreia.
“Nossa presença foi ainda mais marcante nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com 145 atletas militares no Time Brasil, nosso desporto militar conquistou 13 das 19 medalhas olímpicas para o Brasil. Em termos percentuais, isso significa que nossos atletas militares, que compunham menos de 30% de nossa delegação, conquistaram quase 70% de nossas medalhas”, esclareceu.
Jungmann afirmou que o Ministério da Defesa trabalha no novo ciclo olímpico visando os jogos olímpicos Tóquio, em 2020. “Nossa meta será ampliar ainda mais a contribuição para que o Brasil se transforme numa potência olímpica”, disse.
“No âmbito específico do desporto militar, realizamos com excelência, recentemente, um campeonato mundial militar na modalidade de orientação, em que os atletas têm que cumprir um exigente percurso no terreno auxiliados apenas por mapas e bússolas. Neste ano, realizaremos campeonatos de vôlei de praia e natação. Nossas competições escolares militares vêm progredindo fortemente em termos técnicos e desportivos”, destacou.
O ministro contou também que as Forças Armadas têm atuado no “campo da inclusão social por meio do esporte”. Segundo ele, o Programa Forças no Esporte “segue evoluindo numérica, geográfica e funcionalmente, e angariando novos beneficiários, organizações militares participantes e entidades apoiadoras”, disse ao lembrar que, em dezembro do ano passado, no estado da Paraíba, foi aberto um núcleo do programa que permitiu ao Profesp estar em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Ministro Jungmann entrega Medalha3

Ao término do discurso ocorreu a entrega das medalhas aos homenageados. Em seguida, Jungmann fez questão de cumprimentar a maioria dos agraciados com a medalha. Entre convidados e autoridades, o ministro conversou com Fernanda Honorato, portadora da síndrome de Dow, que apresenta o Programa Especial na TV Brasil, ao ar todos os sábados ao meio dia. Após responder as perguntas de Fernanda – que também recebeu a Medalha do Mérito Desportivo Militar -, o ministro deu-lhe um beijo e um abraço. O ministro também esteve com Felipe Wu, atleta militar medalha de prata no tiro nos Jogos do Rio 2016.

Ministro Jungmann entrega Medalha2

Participaram da cerimônia o Comandante da Marinha, Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o Comandante Militar do Leste, General Walter Braga Netto, representando o Comando do Exército; o Chefe da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Brigadeiro Ricardo Machado; dentre autoridades civis e militares.

Fotos:  Divulgação/FAB e Divulgação/ MD

(MD ASCOM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *