ESG, Marinha, Ministério da Defesa — 5 de maio de 2017 6:13 pm

Ministro da Defesa Raul Jungmann e o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, proferem palestras para o Curso Superior de Defesa

Ministro Raul Jungmann Profere

O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, recebeu, no dia 06 de março de 2017, o Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, que proferiu, na oportunidade, uma palestra para o Curso Superior de Defesa (CSD), do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Guerra Naval (EGN).
O CSD de 2017 é composto por 184 integrantes, dentre os quais civis de órgãos governamentais de diferentes regiões do país, militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares estaduais, além de militares de Nações Amigas.
O Ministro iniciou sua exposição afirmando que o Brasil evoluiu nos últimos 50 anos, conquistando uma democracia estável, com liberdade civil, política e de imprensa. Discorreu sobre suas perspectivas em relação ao cenário mundial, ressaltou as importâncias das Forças Armadas para a soberania do Brasil e sua integridade territorial, e destacou a constante atuação das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Prestigiaram a Aula Nagna o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército João Camilo Pires de Campos, o Secretário-Geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra Liseo Zampronio, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante-de-Esquadra Paulo Cezar de Quadros Kuster, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto e demais oficiais-generais.
Na ocasião, os estagiários também tiveram a oportunidade de prestigiar uma apresentação do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, que abordou as “Políticas e Estratégias do EMCFA”. O Almirante fez um paralelo entre a Política e a Estratégia Nacional de Defesa, além destacar as atividades atribuídas ao EMCFA e situá-lo na estrutura do Ministério da Defesa.

Foto: ESG

(ESG ASCOM/ FM)

O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, recebeu, no dia 06 de março de 2017, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que proferiu, na oportunidade, uma palestra para o Curso Superior de Defesa (CSD), do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

Comandante da Marinha

O Comandante da Marinha iniciou sua apresentação relembrando as grandes navegações, abordou a defesa da pátria, as características do Poder Naval, o controle de áreas marítimas, a dissuasão e a projeção do Poder em terra. Destacou ainda a presença da Marinha na Amazônia e suas ações de patrulha, inspeção naval, assistência à saúde e operações ribeirinhas.
O Almirante Leal Ferreira explicou o Tráfego Marítimo e as regiões de conflito, a Amazônia Azul, bem como a necessidade da manutenção da indústria naval e de defesa e do aprimoramento dos exercícios multinacionais realizados com as Marinhas de outros países. Comentou as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pela Força, como por exemplo, o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR, realizado há 35 anos, e falou da atuação da Marinha nas Missões de Paz e Humanitárias, além das ações em Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Para o Comandante da Marinha, o Brasil não é viável sem o mar, seja por sua importância comercial, econômica ou estratégica.

O curso

O CSD em 2017 é composto por 184 integrantes e destina-se a preparar civis e militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e das Nações Amigas, para o exercício de funções de assessoramento de alto-nível, que envolva assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa (MD), como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.

Foto: ESG

(ESG ASCOM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *