Aeronáutica — 27 de abril de 2017 7:03 pm

Ministro do Planejamento garante manutenção do cronograma dos projetos estratégicos

Ministro do Planejamento

As novas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), KC-390 e Gripen NG – que estão em fase de desenvolvimento – foram os principais assuntos discutidos entre o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Dyogo Oliveira. Na reunião, que aconteceu no dia 08 de março, em Brasília, também foram debatidos temas como orçamento e iniciativas de corte de gastos.
O Tenente-Brigadeiro Rossato destacou o desenvolvimento das aeronaves KC-390, o novo cargueiro que está fase de testes e é fabricado conjuntamente pela Embraer; além do Gripen NG – o futuro caça, projeto desenvolvido em parceria com a empresa sueca SAAB. “Esses dois aviões são fundamentais para o futuro da FAB”, pontuou o oficial-general. Segundo o Comandante, o cargueiro tem a primeira entrega prevista para o ano que vem; já a chegada do Gripen está agendada para 2019.
O ministro Dyogo Oliveira reconheceu a importância dos projetos para a defesa do País e garantiu a continuidade dos projetos estratégicos. “Nós teremos um contingenciamento (de verbas) do governo federal em breve, mas estamos fazendo um grande esforço para que não haja prejuízo ao cronograma desses dois projetos que são muito importantes”, acrescentou.
O Comandante da Aeronáutica apresentou ao ministro ações de reestruturação que estão sendo implementadas na Força, como economia de recursos, redução do efetivo e concentração de meios aéreos.
“A Aeronáutica tem feito um esforço muito grande de contenção de despesas e racionalização dos custos. Isso é muito importante porque nós estamos vivendo um momento no país em que a expansão orçamentária está muito limitada e é preciso que todos os órgãos do governo participem desse processo, e a Aeronáutica tem feito isso muito bem”, elogiou o ministro.

Foto: CECOMSAER

(CECOMSAER/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *