ADESG — 9 de março de 2017 7:08 pm

Solenidade de Formatura do 52º CEPE/CEPEG/16 de Porto Alegre

ADESG 1

Na noite de 27 de outubro de 2016, no auditório do GBOEX, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), através da sua Delegacia no Rio Grande do Sul, juntamente com a Faculdade Luterana São Marcos, de Alvorada, realizou a Sessão Solene de Encerramento do 52º Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão (CEPEG), de Porto Alegre, composto de 18 alunos.

ADESG 2

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre as quais o Dr Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, o General de Brigada Res Edison de Oliveira Goularte – ex-Secretário de Segurança Pública do RS, o Cel Cav Mário Andreúzza, Chefe do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMS, o Dr Clovis Roberto Frainer, Superintendente da ABIN/RS, o Dr Renato Barenho, Diretor Administrativo do GBOEX, o Cel Res Luiz Ernani Caminha Giorgis, presidente da Academia de História Militar Terrestre no RS, o Dr Júlio Teixeira, presidente da LDN no RS, o Dr Mário Bertoni, representante da ADESG/RS em Vacaria, o Dr Guilherme Tedesco Zanchi, representante da ADESG/RS em Caxias do Sul, o Dr Vitor Mário Scipioni Chiesa e Cândido Telmo Gil, da Representação de Caxias do Sul, Cel Hélio Lourenço Ceratti, ex-Delegado da ADESG/RS, Cel Cav Res Vanderley Corrêa de Morais, da POUPEX no RS, o Delegado de Polícia Civil Thiago Solon Gonçalves Albeche, representando do Secretário de Segurança Cezar Schirmer, o Cel BM Res Marcos Paulo Beck, vice-presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, o Ten R/2 Carlos Augusto Santiago Nobre, presidente da Associação dos Oficiais R/2 do RS, o Dr João Carlos Kern, presidente do Conselho Fiscal da ADESG/RS, o Cel Ex Res Rogério Petry de Abreu, Diretor do CEPEG, Ten Cel EB Adeilza Assis Costa, Diretora-Adjunta do CEPEG e o Cel Art Res Luis Mário Rossi Machado, Assessor da ADESG/RS.
Na sequência do evento, os novos adesguianos receberam seus diplomas, um da ADESG e outro de extensão universitária da Faculdade Luterana São Marcos.

ADESG 3A oradora da turma foi a aluna Fabíola Esteves Barreiro Marabiza (Advogada) que destacou em seu pronunciamento o convívio e a camaradagem estabelecida durante o curso. Enfatizou positivamente as visitas institucionais realizadas e a viagem de estudos, bem como a importância do curso para o enriquecimento cultural dos alunos, com destaque para o aprendizado e aplicação do método de planejamento estratégico da ESG e as questões conjunturais relacionadas com temas estratégicos e gestão. Finalizou afirmando da importância do curso realizado no contexto de conhecimentos necessários numa sociedade em desenvolvimento.
O aluno, 2º Ten FAB Igor Rezende Quintal, presidente da Turma 52, entregou ao Delegado da ADESG/RS, Dr Everton Marc, em nome dos formandos, uma placa com o nome de todos os concludentes que será afixada na sede da Associação em Porto Alegre. Também fez a entrega de outra placa a homenageada da Turma 52, Emp. Lena Maria Borges Martins.

ADESG 4O Diretor do CEPE/CEPEG, Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu em sua alocução ressaltou as características do Curso, seu aspecto civil e das oportunidades dadas aos alunos, que qualifica um conteúdo que não se encontra no currículo tradicional, mas que muito poderá contribuir no futuro para a carreira profissional do aluno. Enfatizou que na realidade contemporânea, urgente se tornam os conhecimentos da conjuntura social, política, econômica, militar, científica e tecnológica para a realização de qualquer trabalho êxitoso.
Encerrando a solenidade, o Delegado da ADESG/RS, Dr Everton Marc, em seu pronunciamento, ressaltou a parceria com a Faculdade São Marcos, uma organização de ensino com fundamento na doutrina luterana, nascida no ano de 1517, com mais de 100 anos de existência no Brasil, vinculada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, que sempre defendeu e praticou a filosofia de Lutero, que dizia: “a coisa mais próxima da Igreja deve ser a Escola”.

ADESG 5Dirigindo-se aos formandos, disse que ao longo do curso lhes foram proporcionadas informações de todas as áreas que compõem e integram uma sociedade pluralista, democrática e complexa como a brasileira, que pressupõe honestidade intelectual, firmeza de convicções e sentido de história. Ou seja, uma visão liberta de preconceitos e de aspectos ideológicos e que para colher bons frutos, em qualquer área, e tornar-se referência no setor que atua, devesse ter em conta um bom e preparado planejamento estratégico e uma adequada gestão.
Aproveitou a oportunidade para agradecer a presença das autoridades presentes ou representadas, o apoio e a atenção para a realização das atividades da Delegacia no ano de 2016 por parte do GBOEX, que proporcionou toda a logística necessária para as realizações da ADESG; dos camaradas da Comissão Executiva e do CEPEG, especialmente na pessoa do seu Diretor o Cel Rogério Petry de Abreu, dos nossos apoiadores, como o Comando Militar do Sul (3ºRCGd e 19º BIMTz), o V COMAR, do 5º DN, através da Capitania dos Portos de Porto Alegre, o Grupo GERDAU, o CIEE, a GENIUS Informática, a Empresa Construtora Ernesto Woebcke, a Óptica Ronaldo Abreu, a LATO – Marketing & Política, dos palestrantes, das empresas que viabilizaram nossas visitas as suas instalações, como a INFRAERO, a CMPC – Celulose Riograndense e ao Grupo GERDAU e tantos outros, além dos novos adesguianos que, pela sua disciplina e dedicação, possibilitaram o sucesso do Curso.

ADESG 8
Finalizando, desejou felicidades a turma de novos adesguianos e que todos tenham em mente o lema da ADESG: “Cor Unum et Anima Una pro Brasília”, ou seja, “Um coração e uma só alma pelo Brasil”.
Após a solenidade, foi servido um coquetel para as autoridades presentes, novos adesguianos e convidados, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas.

Fotos: ADESG/ RS

(ADESG/RS ASCOM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *