ESG — 15 de março de 2017 5:09 pm

Encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

11 1

As solenidades de diplomação e de encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) aconteceram, respectivamente, nos dias 01 e 02 de dezembro.
A cerimônia de diplomação foi presidida pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado pelo Subcomandante, General de Divisão Eduardo Diniz, e pelo Diretor do Curso e Assistente do Exército na Escola, General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto, que efetuaram a entrega dos diplomas e certificados de conclusão do curso aos integrantes do CAEPE.
Na sequência, o Coronel Aviador do Exército dos Estados Unidos da América, Lorenzo Harris, proferiu o agradecimento em nome de todos os Estagiários das Nações Amigas (ENA) e o Brigadier General da República do Líbano, Sleiman Raad, junto ao Comandante da ESG, descerrou a placa ofertada pelo grupo à ESG.
A alocução sobre o Patrono da Turma Tenente Guilherme Paraense, militar do exército e primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica na modalidade tiro esportivo, ficou a cargo do Coronel Intendente da Aeronáutica Roberto Alex Ramos de Assis. Já o representante da turma, General de Divisão Intendente Ricardo Marques Figueiredo, junto ao Brigadeiro Rodrigues Filho, apresentou o quadro com o retrato do patrono.
Ao término, o professor Flávio Costa Balod discursou e descobriu a placa da árvore “Jacarandá-Bahia”, plantada pelos estagiários do CAEPE 2016, no jardim da Praça João Havelange, como símbolo da união do grupo.

11 3
Ao canto do Hino Nacional Brasileiro, teve início a solenidade de encerramento, que contou com as presenças do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante-de-Esquadra Álvaro Luiz Pinto, e demais autoridades.
À mesa de honra, o Comandante da Marinha, o Comandante da ESG, o General de Divisão Eduardo Diniz e o General de Brigada Costa Neto prestigiaram as palavras do orador, professor Lamartine Gaspar de Oliveira, que fez uma retrospectiva dos estagiários desde a chegada até a conclusão do curso. Padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do Curso aos seus afilhados e, na sequência, foi realizada a inauguração da Placa da Turma Espírito Olímpico – CAEPE 2016.

11 2
Ao dirigir-se aos formandos, o Brigadeiro Rodrigues Filho agradeceu ao estagiário da Colômbia, Coronel Rene Alexander Beutran Castro, pelo apoio prestado pelo seu país em relação à queda da aeronave que transportava a equipe de futebol do Chapecoense. O Brigadeiro agradeceu as palavras do orador da turma e parabenizou o grupo pela escolha do patrono. Fez questão de expressar o sentimento de dever cumprido pela conclusão do CAEPE 2016 que são os primeiros com o título equivalente à pós-graduação latu sensu e relembrou que o curso não se esgota nos limites cronológicos, sendo preciso cultivar seus ensinamentos empregando-os no contexto de cada instituição. Após as palavras do Comandante da ESG, o Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira encerrou a solenidade, parabenizando aos concludentes da Turma Espírito Olímpico do CAEPE 2016.

Foto: ESG

(ESG ASCOM/ FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *